Integração ensino-serviço na formação em saúde: experiência da Faculdade de Medicina da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v7i0.62996Palavras-chave:
ensino-serviço, Medicina social, Ensino em saúde, Educação - BahiaResumo
O texto da Resolução Nº 3 de 20 de junho de 2014, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina, enfatiza que a formação do médico deve capacitá-lo a compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde brasileiro, explicitados na Constituição Federal de 1988, e alerta sobre a importância de inserir os estudantes nas redes de serviços de saúde públicos, desde as séries iniciais e ao longo do curso de Graduação de Medicina, considerando que estes são espaços de aprendizagem (BRASIL, 2014). Este artigo apresenta a experiência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FAMEB-UFBA) na utilização da integração ensino/serviço, como estratégia par atender as recomendações das DCN, e da CF de 1988.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Verônica Santos et al. A integração ensino-serviço no contexto dos
processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ.
med. [online], v. 32, n. 3, p. 356-362, 2008. ISSN 0100-5502. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000300010. Acesso em 2 jul. 2020.
ARANTES, Luciano José, SHIMIZU, Helena Eri, MERCHÁN-HAMANN, Edgar.
Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no
Brasil: revisão da literatura. Ciência & Saúde coletiva, v. 2, n. 5, p. 1499-1509. 2016. DOI:
1590/1413-81232015215.19602015
BAGNATO, Maria Helena Salgado; COCCO, Maria Inês Monteiro; SORDI, Mara Regina
Lemes de (Org.). Educação, saúde e trabalho: antigos problemas, novos contextos, outros
olhares. Campinas: Alínea, 1999.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:
Senado, 1988.
BRASIL. Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor
e17
BRASIL. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares
Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Brasília, 2014.
CAMPOS, Carlos Eduardo Aguilera. A organização dos serviços de Atenção Primária à
Saúde no Brasil.. Revista Bras. Med. Farm e Com. v. 2, n. 6, jul-set. 2006
CAVALCANTE, Taciane Marques. et al. Uma Experiência de Integração Ensino, Serviço e
Comunidade de Alunos do Curso de Graduação em Medicina na Atenção Básica no
Município de Maceió. Revista Ciência Plural, v. 3, n. 3, p.:69-80, 2017. Disponível em:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13301 . Acesso em 2 jul. 2020.
COELHO, Silvana Márcia Pinheiro Santos; JACOBINA, Ronaldo Ribeiro. Integração
Ensino/Serviço: Experiência da Faculdade de Medicina da Bahia - Universidade Federal da
Bahia, Revista Fontes Documentais. Aracaju. v. 03, 2020, Edição Especial: MEDINFOR
VINTE VINTE – ISSN 2595-9778
COELHO, Silvana Márcia Pinheiro Santos, et al. Território e Territorialização: relações
com a saúde pública brasileira. Texto Didático. Departamento de Medicina Preventiva e
Social. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2016.
FAUSTO, Márcia Cristina Rodrigues; MATTA, Gustavo Corrêa. Atenção primária à saúde:
histórico e perspectivas. In: MOROSINI, Márcia Valéria G. C.; CORBO, Anamaria D'Andrea
(Org.). Modelos de atenção e a saúde da família. Rio de Janeiro: ESPJV/FIOCRUZ, 2007. p.
-67. (Coleção Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do
agente comunitário de saúde, 4).
FRASÃO, Gustavo; RIBEIRO, Karol. Atenção Primária e Atenção Especializada: Conheça
os níveis de assistência do maior sistema público de saúde do mundo. Brasília, Ministério da
Saúde. 28/03/2022; Atualizado em 03/11/2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-
br/assuntos/noticias/2022/marco/atencao-primaria-e-atencao-especializada-conheca-os-niveis-
de-assistencia-do-maior-sistema-publico-de-saude-do-mundo. Acesso em: 17/05/2024.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao
pensamento de Paulo Freire. 3ed. São Paulo: Centauro; 2001.
FREIRE, Paulo; PICHON-RIVIÈRE, Enrique. O Processo Educativo segundo Paulo Freire
e Pichon Rivere. 2.ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1989.
FORTE, Franklin Delano Soares et al. Integração ensino-serviço-comunidade em
Odontologia: um estudo cultural. Interface, Botucatu 2020; 24:e200166. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/Interface.200166. Acesso em 22/05/2024.
GARBIN, Cléa Adas Saliba. et al. O papel das universidades na formação de profissionais na
área de saúde. Rev. ABENO; v. 6, n. 1, p. 6-10, jan.-jun. 2006.
MINARELLI, José Augusto. Empregabilidade: como ter um trabalho e remuneração.
Editora Gente, 2011.
MED 80: Medicina Social e Clínica. Disponível em:
https://ava.ufba.br/course/view.php?id=213405 Acesso em: 20 maio 2024
MORAES, Maria Cândida. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Polis [En línea],
v. 25, 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/polis/573. Acesso em: 20 mar.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação
profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl.
, p. 2133-2144, dez. 2008. DOI: 0.1590/S1413-81232008000900018
PAHO. Pan American Health Organization. Renewing Primary Health Care in the
Americas: a position paper of the Pan American Health Organization/World Health
Organization HO/WHO) Washington: PAHO; 2007.
PAULIN, Luiz Fernando et al. Construindo o Internato de Saúde Mental: a Experiência da
Universidade São Francisco, Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 1: e005;
Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190149 Acesso em: 17 maio
PIZZINATTO, Adolfo et al. A integração ensino-serviço como estratégia na formação
profissional para o SUS. Revista Brasileira de Educação Médica [online], v. 36, n. 1, suppl.
, p.170-177,2012
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2.
reimpr. São Paulo: Editorada Universidade de São Paulo, 2006. v1. Coleção Milton Santos.
SANTOS, Alexandre Lima; RIGOTTO, Raquel Maria. Território e territorialização:
incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde.
Trab. educ. saúde, v. 8, n.3, p.387-40, 2010
SATURNINO, Luciana Tarbes Mattana et al. O Internato Rural na formação do profissional
farmacêutico para a atuação no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de
Janeiro, v.16, p. 2303-2310, 2011.
SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio Carvalho. O Conceito de Saúde. Rev. de Saúde Pública,
v. 31, n. 5, p. 538-42, 1997.
STARFIELD, Bárbara. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e
tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2004.
VENDRUSCOLO, Caeine. et al Teaching-service integration and its interface in the context
of reorienting health education. Interface, Botucatu, v. 20, n. 59, p. 1015-1025, 2016. DOI:
1590/1807-57622015.0768
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvana Márcia Pinheiro Santos Coelho, Ronaldo Jacobina, Cauã Araújo de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.