Integração ensino serviço:

experiência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia

Autores

Palavras-chave:

Integração ensino-serviço, Formação médica e Atenção Primária de Saúde;, Educação médica comunitária., Informação e Saúde

Resumo

Estudo da experiência da integração ensino-serviço realizada pelo Módulo de Medicina Social e Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Partiu-se do pressuposto que visitas dos estudantes realizadas no território de adstrição da Unidade de Saúde da Família, com roteiros pré-definidos e acompanhamento dos docentes e de agente comunitário, ampliam a compreensão dos estudantes de Medicina sobre a política de atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde e contribui para formação crítica, reflexiva epropositiva. A abordagem foi qualitativa e o resultado encontrado confirmou pressuposto inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Márcia Pinheiro Santos Coelho, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda e Mestra em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) 

Ronaldo Ribeiro Jacobina, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mestre em Saúde Coletiva (UFBA). Médico pela UFBA. Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Referências

COELHO, Silvana M. P. S.; REIS, Fernanda; JACOBINA, Ronaldo R.. Território e Territorialização: relações com a saúde pública brasileira. Texto Didático. Departamento de Medicina Preventiva e Social. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2016.

FREIRE, Paulo; RIVERE, Pichon. O Processo Educativo segundo Paulo Freire e Pichon Rivere. 2. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1989.

GIOVANELLA, Lígia; MENDONÇA, Maria Helena M. de. Atenção Primária à Saúde. In: GIOVANELLA L, ESCOREL S, LOBATO, LVC, NORONHA JC, CARVALHO AI, org. Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil.2 ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, p. 493-506; 518-525, 2012.

MENDES, Eugênio V. et al. Distrito sanitário: conceitos-chaves.In:MENDES, E. (org.). Distrito sanitário:o processo social de mudança das práticas do Sistema Único de Saúde. 3 ed. São Paulo - Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1999.

PIZZINATTO, Adolfo. A integração ensino-serviço como estratégia na formação profissional para o SUS. Revista Brasileira de Educação Médica [online],v. 36, n. 1, suppl. 2, p.170-177, 2012. ISSN 0100-5502. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S010055022012000300025 Acesso em 2 de jul. 2020.

SANTOS, R.; RIBEIRO, E; RIBEIRO, M; PINTO, F. L. Administração política e políticas públicas: em buscade uma nova abordagem teórico-metodológica para a (re)interpretação das relações sociais de produção, circulação e distribuição. Cadernos EBAPE. Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, out./dez. 2017.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

COELHO, S. M. P. S.; JACOBINA, R. R. Integração ensino serviço: : experiência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 421–428, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57765. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES: Comunicação, informação em rede e humanização: novas perspectivas