Gênero museológico:

ajustes e desajustes na contemporaneidade

Autores

Palavras-chave:

Tendências museológicas, Informação, Museus

Resumo

Como articular as possibilidades museísticas dos cibermuseus (aqueles concebidos diretamente no ciberespaço) e dos museus virtuais (os que possuem interface entre o presencial e o virtual) com as mudanças que ocorrem na web e em outras hiper plataformas e que alteram a questão da tendência do museu, obrigando a diferenciar novos gêneros encontrados na Internet e no campo presencial, criando possibilidades de distinção de deles entre as interfaces? Em termos de arquitetura, o cibermuseu e o museus virtuais são dois tipos de museus encontrados na web e em ambientes telemáticos, com características de funcionamento (tendência e ideologia) diferentes e variando muito em quesitos que são definidos no ciberespaço e por tendências que englobam redes analógicas e digitais, e com isso, os museus passam a ganhar novos conceitos nos seus aspectos exposicionais, educacionais e nas ações culturais e patrimoniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cláudio Alves de Oliveira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Museologia e dos Programas de pós-graduação em Museologia (PPGMUSEU), e Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. A. de. Gênero museológico:: ajustes e desajustes na contemporaneidade. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 193–195, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58460. Acesso em: 3 jul. 2024.