Da memória coletiva à identidade local: estudo sobre o Museu dos ex-votos da Basílica do Senhor do Bomfim de Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v8i0.71750

Palavras-chave:

Memória coletiva, Identidade, ex-votos, Museu, Basílica do Senhor do Bonfim

Resumo

Este estudo examina a relação entre memória coletiva e identidade local a partir do Museu dos Ex-Votos da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, enfatizando o papel dos ex-votos como registros materiais de fé, experiência e narrativa social. Fundamentado em referenciais da Ciência da Informação, dos estudos da memória e da museologia social, o trabalho considera os ex-votos como documentos que integram dimensões simbólicas e culturais, repercutindo diretamente na construção das identidades comunitárias. A pesquisa adota abordagem qualitativa, utilizando procedimentos de revisão bibliográfica, estudo de caso e observação direta no espaço museológico, alinhando-se ao método hipotético-dedutivo. De acordo com os dados coletados, os resultados demonstram que o museu atua como mediador de memória social ao ressignificar objetos votivos e ao integrar práticas populares de agradecimento ao sistema museológico formal, fortalecendo vínculos identitários e promovendo a valorização de tradições religiosas frequentemente marginalizadas pelo mass media. Conclui-se que, ao serem institucionalizados, preservados e reinterpretados, os ex-votos tornam-se dispositivos de informação, evidenciando a interdependência entre fé, memória e pertencimento no contexto sociocultural de Salvador. Os resultados encontrados mostram a relevância dos ex-votos para a preservação e divulgação das tradições religiosas e a sua inter-relação com a memória coletiva, a informação e a museologia.

Palavras-chave: memória coletiva. identidades. ex-votos. museu.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cláudio Alves de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professor permanente dos Programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Museologia da UFBA (PPGMUSEU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela UFBA. E-mail: claudius@ufba.br

Silvana Bastos de Paula, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Arquivologia pela UFBA. Membro do Grupo de pesquisa GREC (PPGCI/UFBA). Email: silvana.paula@ufba.br

Nelson Reis da Silva Neto, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gestão Pública Municipal e Graduado em Arquivologia e Museologia pela UFBA. Membro do Grupo de pesquisa GREC (PPGCI/UFBA).  E-mail: silvanetonrsn@gmail.com

Alexandra Santos Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Letras Vernáculas pela UFBA.  Membro do Grupo de pesquisa GREC (PPGCI/UFBA). E-mail: alexandra.sanri2@gmail.com

Fernanda Assunção Camelier Mascarenhas  , Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Museologia e Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Membro do Grupo de pesquisa GREC (PPGCI/UFBA). Email: fernandacamelier@hotmail.com

Referências

CURY, Marília Xavier. Comunicação Museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. São Paulo: 2005, p. 366. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CURY, Marília Xavier. Museu e exposição: o exercício comunicacional da colaboração e da descolonização com indígenas. In: GALÚCIO, Ana Vilacy; PRUDENTE, Ana Lúcia (Org.). Museu Goeldi: 150 anos de ciência na Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2019. p.316-350.

FERREIRA, Helena Janólio Freire de Andrade. Estudo de Recepção de Público da Exposição Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas - Kaigang, Guarani Nhandewa e Terena. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 163, 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

Instituto Brasileiro de Museus. Ibram Institucionaliza Programa Pontos de Memória. Brasília: IBRAM, 2017. Disponível em: http://www.museus.gov.br/portaria-do-ibram-institucionaliza-o-programa-pontos-dememoria/. Acesso em: 23 mar. 2025.

Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília: IBRAM, 2018.

LUHMANN, N. A improbabilidade da comunicação. Tradução Anabela Carvalho. Lisboa: Veja limitada, 2006. 154 p.

PINTO, Helena. A Educação Patrimonial num Mundo em Mudança. Revista Educação Social. Campinas, v. 43, 2022.

OLIVEIRA, José Cláudio Alves. Ex-votos da Sala de Milagres do Santuário de Bom Jesus da Lapa: sociedade, religião e arte. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2022. 84 p.

SILVA NETO, Nelson Reis da. Ex-votos Acadêmicos da Sala de Milagres do Senhor do Bomfim de Salvador, Bahia: da documentação à folkcomunicação. p. 207, 2024. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2024.

ZANINELLI, Thais Batista; LIPINSKI, Bárbara; PINTO, Danieli; FONSECA, Diego Leonardo de Souza; MENEZES, Priscila Lopes. O Conceito de Unidades de Informação: uma revisão sistemática na Ciência da Informação. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, ISSN 1983-5213, Brasília, v. 15 n. 2 maio-ago. 2022.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. A. de; PAULA, S. B. de; SILVA NETO, N. R. da; RIBEIRO, A. S.; MASCARENHAS  , F. A. C. Da memória coletiva à identidade local: estudo sobre o Museu dos ex-votos da Basílica do Senhor do Bomfim de Salvador . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e82254, 2025. DOI: 10.9771/rfd.v8i0.71750. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/71750. Acesso em: 1 jan. 2026.