Da memória coletiva à identidade local: estudo sobre o Museu dos ex-votos da Basílica do Senhor do Bomfim de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v8i0.71750Palavras-chave:
Memória coletiva, Identidade, ex-votos, Museu, Basílica do Senhor do BonfimResumo
Este estudo examina a relação entre memória coletiva e identidade local a partir do Museu dos Ex-Votos da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, enfatizando o papel dos ex-votos como registros materiais de fé, experiência e narrativa social. Fundamentado em referenciais da Ciência da Informação, dos estudos da memória e da museologia social, o trabalho considera os ex-votos como documentos que integram dimensões simbólicas e culturais, repercutindo diretamente na construção das identidades comunitárias. A pesquisa adota abordagem qualitativa, utilizando procedimentos de revisão bibliográfica, estudo de caso e observação direta no espaço museológico, alinhando-se ao método hipotético-dedutivo. De acordo com os dados coletados, os resultados demonstram que o museu atua como mediador de memória social ao ressignificar objetos votivos e ao integrar práticas populares de agradecimento ao sistema museológico formal, fortalecendo vínculos identitários e promovendo a valorização de tradições religiosas frequentemente marginalizadas pelo mass media. Conclui-se que, ao serem institucionalizados, preservados e reinterpretados, os ex-votos tornam-se dispositivos de informação, evidenciando a interdependência entre fé, memória e pertencimento no contexto sociocultural de Salvador. Os resultados encontrados mostram a relevância dos ex-votos para a preservação e divulgação das tradições religiosas e a sua inter-relação com a memória coletiva, a informação e a museologia.
Palavras-chave: memória coletiva. identidades. ex-votos. museu.
Downloads
Referências
CURY, Marília Xavier. Comunicação Museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. São Paulo: 2005, p. 366. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CURY, Marília Xavier. Museu e exposição: o exercício comunicacional da colaboração e da descolonização com indígenas. In: GALÚCIO, Ana Vilacy; PRUDENTE, Ana Lúcia (Org.). Museu Goeldi: 150 anos de ciência na Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2019. p.316-350.
FERREIRA, Helena Janólio Freire de Andrade. Estudo de Recepção de Público da Exposição Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas - Kaigang, Guarani Nhandewa e Terena. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 163, 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
Instituto Brasileiro de Museus. Ibram Institucionaliza Programa Pontos de Memória. Brasília: IBRAM, 2017. Disponível em: http://www.museus.gov.br/portaria-do-ibram-institucionaliza-o-programa-pontos-dememoria/. Acesso em: 23 mar. 2025.
Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília: IBRAM, 2018.
LUHMANN, N. A improbabilidade da comunicação. Tradução Anabela Carvalho. Lisboa: Veja limitada, 2006. 154 p.
PINTO, Helena. A Educação Patrimonial num Mundo em Mudança. Revista Educação Social. Campinas, v. 43, 2022.
OLIVEIRA, José Cláudio Alves. Ex-votos da Sala de Milagres do Santuário de Bom Jesus da Lapa: sociedade, religião e arte. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2022. 84 p.
SILVA NETO, Nelson Reis da. Ex-votos Acadêmicos da Sala de Milagres do Senhor do Bomfim de Salvador, Bahia: da documentação à folkcomunicação. p. 207, 2024. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2024.
ZANINELLI, Thais Batista; LIPINSKI, Bárbara; PINTO, Danieli; FONSECA, Diego Leonardo de Souza; MENEZES, Priscila Lopes. O Conceito de Unidades de Informação: uma revisão sistemática na Ciência da Informação. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, ISSN 1983-5213, Brasília, v. 15 n. 2 maio-ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Cláudio Alves de Oliveira, Silvana Bastos de Paula, Nelson Reis da Silva Neto, Alexandra Santos Ribeiro, Fernanda Assunção Camelier Mascarenhas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.





