Confronto entre museu presencial e museu virtual

Autores

Palavras-chave:

Museus digitais, Tendências museológicas, Cibercultura

Resumo

O texto analisa as interfaces e os formatos do museu na contemporaneidade, bem como as convergências digitais com outros ambientes da rede mundial de computadores. Elenca, para isso, instituições museológicas de diversas tipologias e gêneros - internacionais e brasileiras - representadas na web. No seu percurso, o autor busca, com objetividade, a importante distinção entre os conceitos de Museu Digital (MD), Cibermuseu (CM) e Museu Presencial (MP) que, dada a sua complexidade, acaba por conflituar na noção de “gênero museológico” e na diversidade tipológica e categórica do medium museu, onde, no caminho, estão as relações desses ambientes com as suas poieses; e, também, as relações entre os vários subsistemas de um museu - presencial, virtual ou digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cláudio Alves de Oliveira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Museologia e dos Programas de pós-graduação em Museologia (PPGMUSEU), e Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. A. de. Confronto entre museu presencial e museu virtual . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 169–170, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58269. Acesso em: 22 dez. 2024.