A computação cognitiva e a disseminação da informação em saúde
Palavras-chave:
Computação Cognitiva, Bibliotecário;, Disseminação da Informação, Covid-19, Inteligência ArtificialResumo
Trata dos adventos da pandemia do novo coronavírus e o contexto da computação cognitiva, apresentando como a união entre o bibliotecário e as ferramentas da inteligência artificial podem terefeitos positivos no combate a COVID-19. Aborda a importância da disseminação da informação através da computação cognitiva para comunicar esclarecimentos, dados e informações nesse momento de distanciamento social, tal como também auxiliar na educação remota, tendo o bibliotecário em papel de destaque. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica não sistemática e estudo de caso simples. Como resultado apresenta um breve caseem andamento nomeado de “TICA”. Uma aplicação com base em computação cognitiva em fase de treinamento no Laboratório de Tecnologias de Informação e Inclusão Sociodigital (LTI Digital).
Downloads
Referências
AGRELA, L. Inteligência artificial previu epidemia do coronavírus da China: startup canadense previu a quais países a doença chegaria. Exame, 28 jan. 2020. Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/inteligencia-artificial-previu-epidemia-do-coronavirus-da-china/. Acesso em: 18 abril 2020.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275.(2020). Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 04. Ago. 2020.
CHAMBERLIN, B. Cognitive computing e education: horizonwatch 2016. Emerging Trend Brief. IBM Market Development & Insights, 2016. Disponível em: https://pt.slideshare.net/HorizonWatching/cognitive-computing-education-ibm-horizonwatch-2016-trend-brief>. Acesso em 05. Ago. 2020.
CANI, J.; et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, V. 6 (1), 23-39. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713. Acesso em: ago. 2010.
CONTENT, A. B. Como a computação cognitiva pode ajudar na educação. Superinteressante, [S.I], 13 dez. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/como-a-computacao-cognitiva-pode-ajudar-na-educaca/ Acesso em: 4 ago. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. rev. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p. ISBN 978-85-224-5142-5
INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION. Watson Assistant. [S.I]: IBM, [2020]. Disponível em: https://www.ibm.com/cloud/watson-assistant/?lnk=STW_US_CLP_BNR_BLK&lnk2=trial_WatAssist. Acesso em: 3 ago. 2020.
LOBO, L. C. Inteligência artificial, o futuro da medicina e a educação médica. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 42, n. 3, p. 3-8, Sept. 2018 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000300003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Apr. 2020
LEITE, V. J. A.; NEVES, B. C. Computação cognitiva na perspectiva da informação em saúde. Revista Fontes Documentais. Aracaju. v. 02, n. 01, p. 60-66, jan./abr. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/421. Acesso em: 27 ago. 2020.
NEVES, B. C. As perspectivas e aplicações da computação cognitiva em unidades de informação. In. XX ENANCIB, Anais..., Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/123114. Acesso em: 28 jul. 2020.
NEVES, B. C. Metodologias, ferramentas e aplicações da inteligência artificial nas diferentes linhas do combate a Covid-19. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 44-57, 14 jun. 2020. Disponível em: <>. Acesso em ago. 2020.
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 2, v. 10, p. 53-66, 2012, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896/pdf_28. Acesso em: 8 maio 2019.
SIEBRA, S. A; BORBA, V. R.; MIRANDA, M. K. F. O. Curadoria digital: um termo interdisciplinar. [S.I]: Informação & Tecnologia, 2018. p. 21-38. Disponivel em: https://www.semanticscholar.org/paper/CURADORIA-DIGITAL%3A-UM-TERMO-INTERDISCIPLINAR-Siebra-Borba/ccbb76c58b8f97dac73ad7187d32ccdd89010210. acesso em: 5 ago. 2020
TERRENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. In. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006. p. 1-9. Disponivel em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr540368_8017.pdf. acesso em 10 ago. 2020
UNESCO, Brasil. Pandemia expõe importância de universalizar acesso à Internet no mundo. 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/unesco-pandemia-expoe-importancia-de-universalizar-acesso-a-internet-no-mundo/. Acesso em: jul 2020.
WEISS, M. C. Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estudos Avançados, 33(95), 203-214. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0013. Acesso em: 27 ago. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Pesquisa global sobre doença de coronavírus (COVID-19). [S.I]: WHO, 2019?. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/global-research-on-novel-coronavirus-2019-ncov. Acesso em: 3 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.