A computação cognitiva e a disseminação da informação em saúde
Keywords:
Computação Cognitiva, Bibliotecário;, Disseminação da Informação, Covid-19, Inteligência ArtificialAbstract
It deals with the advent of thenew coronavirus pandemic and the context of cognitive computing, showing how the union between the librarian and the tools of artificial intelligence can have positive effects in combating COVID-19. It addresses the importance of disseminating informationthrough cognitive computing to communicate clarifications, data and information in this moment of social distance, as well as assist in remote education, with the librarian in a prominent role. The methodology used was non-systematic bibliographic research and a simple case study. As a result, ‘TICA’ presents a brief case in progress. An application based on cognitive computing undergoing training at LTI Digital.
Downloads
References
AGRELA, L. Inteligência artificial previu epidemia do coronavírus da China: startup canadense previu a quais países a doença chegaria. Exame, 28 jan. 2020. Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/inteligencia-artificial-previu-epidemia-do-coronavirus-da-china/. Acesso em: 18 abril 2020.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275.(2020). Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 04. Ago. 2020.
CHAMBERLIN, B. Cognitive computing e education: horizonwatch 2016. Emerging Trend Brief. IBM Market Development & Insights, 2016. Disponível em: https://pt.slideshare.net/HorizonWatching/cognitive-computing-education-ibm-horizonwatch-2016-trend-brief>. Acesso em 05. Ago. 2020.
CANI, J.; et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, V. 6 (1), 23-39. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713. Acesso em: ago. 2010.
CONTENT, A. B. Como a computação cognitiva pode ajudar na educação. Superinteressante, [S.I], 13 dez. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/como-a-computacao-cognitiva-pode-ajudar-na-educaca/ Acesso em: 4 ago. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. rev. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p. ISBN 978-85-224-5142-5
INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION. Watson Assistant. [S.I]: IBM, [2020]. Disponível em: https://www.ibm.com/cloud/watson-assistant/?lnk=STW_US_CLP_BNR_BLK&lnk2=trial_WatAssist. Acesso em: 3 ago. 2020.
LOBO, L. C. Inteligência artificial, o futuro da medicina e a educação médica. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 42, n. 3, p. 3-8, Sept. 2018 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000300003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Apr. 2020
LEITE, V. J. A.; NEVES, B. C. Computação cognitiva na perspectiva da informação em saúde. Revista Fontes Documentais. Aracaju. v. 02, n. 01, p. 60-66, jan./abr. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/421. Acesso em: 27 ago. 2020.
NEVES, B. C. As perspectivas e aplicações da computação cognitiva em unidades de informação. In. XX ENANCIB, Anais..., Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/123114. Acesso em: 28 jul. 2020.
NEVES, B. C. Metodologias, ferramentas e aplicações da inteligência artificial nas diferentes linhas do combate a Covid-19. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 44-57, 14 jun. 2020. Disponível em: <>. Acesso em ago. 2020.
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 2, v. 10, p. 53-66, 2012, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896/pdf_28. Acesso em: 8 maio 2019.
SIEBRA, S. A; BORBA, V. R.; MIRANDA, M. K. F. O. Curadoria digital: um termo interdisciplinar. [S.I]: Informação & Tecnologia, 2018. p. 21-38. Disponivel em: https://www.semanticscholar.org/paper/CURADORIA-DIGITAL%3A-UM-TERMO-INTERDISCIPLINAR-Siebra-Borba/ccbb76c58b8f97dac73ad7187d32ccdd89010210. acesso em: 5 ago. 2020
TERRENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. In. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006. p. 1-9. Disponivel em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr540368_8017.pdf. acesso em 10 ago. 2020
UNESCO, Brasil. Pandemia expõe importância de universalizar acesso à Internet no mundo. 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/unesco-pandemia-expoe-importancia-de-universalizar-acesso-a-internet-no-mundo/. Acesso em: jul 2020.
WEISS, M. C. Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estudos Avançados, 33(95), 203-214. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0013. Acesso em: 27 ago. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Pesquisa global sobre doença de coronavírus (COVID-19). [S.I]: WHO, 2019?. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/global-research-on-novel-coronavirus-2019-ncov. Acesso em: 3 ago. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.