Expansão da internet, inclusão digital e escolas públicas:

uma breve discussão

Autores

Palavras-chave:

Inclusão digital, Internet, Escola pública, Educação pública, Mediação da Informação.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a informação no seu caráter digital, abordando o poder e as trans- formações por meio da Internet na contemporaneidade, que vem modificando nosso comporta- mento de comunicação com o outro, e como as escolas públicas brasileiras necessitam da inserção neste contexto. Tomando como base os autores Shera (1960), Castells (1999), Bonilla e Oliveira (2011), Lévy (2011) dentre outros e tendo como metodologia descritiva, este estudo conclui que a escola, principalmente as públicas no Brasil com a internet, é imprescindível para o desenvolvi- mento humano e inserção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice de Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA


Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Bacharel em Administração de Empresas e Radialista. Pesquisadora. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8013-7642 E-mail: eunicesantos@ufba.br

Bárbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia - UFBA / Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação (UFBA). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI
UFBA) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI da UFSCar). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3429-7522 E-mail: barbaran@ufba.br

Referências

AGÊNCIA SENADO. Política Nacional de Educação Digital é aprovada e volta para Câmara. Agência Senador, Brasília, 20 de dez. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg. br/noticias/materias/2022/12/20/politica-nacional-de-educacao-digital-e-aprovada-e- volta-para-camara . Acesso em: 25 abr. 2023.

ALVES SOBRINHO, R.; ARAÚJO, J. A.; NEVES, B. C. Covid-19, tecnologia digital e educação. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 6, n. 2, p. 70-82, 2020. DOI: 10.46902/2020n2p70-82. Acesso em: 27 abr. 2023.

ARAUJO, J. de A.; ALVES SOBRINHO, R.; NEVES, B. C. Os avanços científicos e tecnológicos e suas implicações no campo da desigualdade e da inclusão socioeducacional. Ponto de Acesso, Salvador, v. 13, n. 3, dez. 2019, p.57-69.

BRASIL. Virtual Educa. Virtual Educa Bahia 2018: resumo. Youtube, 8 jun. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KX-CZ8M-2mE&t=129s. Acesso em: 27 abr. 2023.

BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. D. L. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: Edufba, 2011.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/j7936SHkZJkpHGH5ZNYQXnC/?format=pdf Acesso em: 27 abr. 2023.

CGI.br/NIC.br. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros – TIC Domicílios 2016.

EDUCA+BRASIL. Sociedade da informação. Educa+Brasil, 2021. Disponível em: https:// www.educamaisbrasil.com.br/enem/sociologia/sociedade-da-informacao Acesso em: 27 abr. 2023.

EISENBERG, J. Internet e Política. Cadernos da Escola do Legislativo, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 63–106, nov. 2019. Disponível em: https://cadernosdolegislativo.almg.gov.br/ojs/index.

php/cadernos-ele/article/view/329/282. Acesso em: 27 abr. 2023.

HAN, B.-C. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Tradução de Gabriel S. Philipson. Petrópolis: Vozes, 2022.

LÉVY, P. O que é virtual? Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.

NEVES, B. C. Inclusão digital na educação: ciborgues, hackers e políticas públicas. Curitiba: CRV, 2019.

PLATT, J. R. “The Fifth Need of Man”. Horizon, [S.l.], v. 1, n. 6, 1959.

RIBEIRO, L.M. A história da internet. Porto: FEUP-CICA 1998-3-6. Disponível em: https:// paginas.fe.up.pt/~mgi97018/historia.html Acesso em: 27 abr. 2023.

SHERA, Jesse H. Social epistemology, general semantics, and libraries. Yearbook of the Institute of General Semantics, [S.l.], 26, v. 27, p. 19-21, 1960.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Ciência da informação, Brasília, v. 34, p. 93-104, 2005.

UNESCO. Avaliação do Desenvolvimento da Internet no Brasil • Usando os Indicadores de Universalidade da Internet DAAM-X. CGI, fev. 2021. Disponível em: https://cgi. br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/avaliacao_do_desenvolvimento-da- internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

VIEIRA, E. Os bastidores da Internet no Brasil. Barueri: Manole, 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=tR4t1Lg2uCcC&oi=fnd&pg=PR18& dq=a+internet+no+Brasil&ots=0jZTVMJuG7&sig=WdXuydrKaxtEsFj7MA1XbHQC0B4#v=o nepage&q=a%20internet%20no%20Brasil&f=false. Acesso em: 27 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

SANTOS, E. de J.; NEVES, B. C. Expansão da internet, inclusão digital e escolas públicas:: uma breve discussão. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 151–159, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58402. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA & SOCIEDADE