Expansão da internet, inclusão digital e escolas públicas:

uma breve discussão

Autores

Palavras-chave:

Inclusão digital, Internet, Escola pública, Educação pública, Mediação da Informação.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a informação no seu caráter digital, abordando o poder e as trans- formações por meio da Internet na contemporaneidade, que vem modificando nosso comporta- mento de comunicação com o outro, e como as escolas públicas brasileiras necessitam da inserção neste contexto. Tomando como base os autores Shera (1960), Castells (1999), Bonilla e Oliveira (2011), Lévy (2011) dentre outros e tendo como metodologia descritiva, este estudo conclui que a escola, principalmente as públicas no Brasil com a internet, é imprescindível para o desenvolvi- mento humano e inserção social.

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Biografia do Autor

Eunice de Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA


Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Bacharel em Administração de Empresas e Radialista. Pesquisadora. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8013-7642 E-mail: eunicesantos@ufba.br

Bárbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia - UFBA / Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação (UFBA). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI
UFBA) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI da UFSCar). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3429-7522 E-mail: barbaran@ufba.br

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

SANTOS, E. de J.; NEVES, B. C. Expansão da internet, inclusão digital e escolas públicas:: uma breve discussão. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 151–159, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58402. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA & SOCIEDADE