Bibliotecas universitárias públicas federais do Estado da Bahia:
atuação nas redes sociais em época de pandemia
Palabras clave:
Sistemas de bibliotecas, Universidades Federais do Estado da Bahia, Redes sociais, Pandemia, Universidade pública, Covid-19Resumen
Este artigo aborda um estudo sobre as bibliotecas universitárias federais na Bahia. O objetivo foi analisar como as Bus estão auxiliando no combate a pandemia do COVID-19, em suas redes sociais. O método utilizado é monográfico com abordagem qualitativa/descritiva. As técnicasforam o questionário, a observação e outras. Os resultados a partir do questionário, informações disseminadas referentes à saúde, pandemia, fake news, literatura, novas aquisições, e outros. A partir da observação nestas redes, verifica-se informações como serviços técnicos, entretenimento, e pouco sobre pandemia e COVID-19. Sugerimos uma reflexão sobre o uso das tecnologias de comunicação e seu papel social na biblioteca.
Descargas
Citas
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION -(2020). COVID-19 Preparação acadêmica. Disponível em: http://www.ala.org/tools/atoz/pandemic-preparedness#Library%20topics.Acesso em: 10 de jul. 2020.
CADASTRO Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior -Cadastro e-MEC. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 20 de jul. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. COVID-19 y el Sector Bibliotecario Global. Disponível em: https://www.ifla.org/ES/node/92983.Acesso em: 10 de jul. 2020.
LUBISCO, Nídia M. L. Biblioteca Universitária Brasileira: instrumento para seu planejamento e gestão, visando à avaliação do seu desempenho. In: SEMINÁRIO AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA, 1.Salvador.Anais... Salvador: Fapesb, 2008.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciaispor aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus -COVID-19. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em 10 set. 2020.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós–graduação. 3 ed. São Paulo : Loyola, 2005. 141 p. ISBN 85-15-02498-5.
SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Portaria nº 8, de 17 de março de 2020. Estabelece o regime de trabalho remoto, em caráter temporário e excepcional, quanto ao exercício de atividades por servidores e empregados públicos dos órgãos da Presidência da República em razão do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%208-20-pr-sg.htm. Acesso em: 10 de set. 2020.
SILVA, S. M. et al. O Uso do Questionário Eletrônico na Pesquisa Acadêmica: Um Caso de Uso na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. In: II SEMEAD –SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FEA/USP, 3, São Paulo. Anais... São Paulo:USP, 1997. p.408-421.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Eva Dayane Jesus dos Santos, Alizete Neves Silva, Jaqueline Silva de Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.