A Biblioteca Universitária Afrocentrada:
experiências da biblioteca da Faculdade de Arquitetura da UFBA
Palavras-chave:
Afrocentricidade., Bibliotecas universitárias., Colonialidade do poder., Disseminação da informação., Informação étnico-racial.Resumo
Este trabalho decorre de um relato de experiências da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, abordando em específico suas atividades afrocentradas desenvolvidas de 2018 até a atualidade. Apresenta, também, as reflexões sobre a importância da tomada de consciência por parte dos profissionais de biblioteca sobre o racismo, entendendo que essa ideia perpassa por um projeto político e ideológico que coloca em operação a colonialidade do poder, do saber e do ser, presentes em toda a estrutura social brasileira. Como metodologia, abarca a pesquisa-ação, bibliográfica e documental. Algumas das atividades desenvolvidas pela equipe da Biblioteca são trazidas como resultados preliminares em vista da ação afrocentrada da Biblioteca perante suas práticas e, sobretudo, diante de suas ações de disseminação da informação. Conclui que a realização de atividades afrocentradas em espaços de bibliotecas contribuem para a visibilidade positivada da diversidade cultural, e particularmente negra, indígena e LGBTQIA+. Entende-se, por fim, que construir possibilidades de conhecimentos que viabilize o acesso à informação aos mais diferentes grupos étnicos é um exercício de resistência contra um discurso único, imposto pelo pensamento e projeto ideológico anglo-eurocêntrico que desumaniza os “outros” corpos e não considera as vivências e saberes de grupos socialmente vulneráveis e invisibilizados.
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