Vocabulário controlado sobre bairros de Salvador:
uma busca pela visibilidade afrocentrada na biblioteca da Faculdade de Arquitetura da UFBA
Palavras-chave:
Representação da informação, Informação étnico-racial., Bibliotecas universitárias, Vocabulários controladosResumo
Este artigo decorre de um relato de experiência que trata da necessidade da construção de um Vocabulário Controlado para os bairros da Cidade do Salvador, apresentando a relevância das adequações terminológicas para melhor atender as necessidades dos pesquisadores da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. No sentido metodológico, o texto adota a pesquisa bibliográfica e documental com vistas ao problema de partida e os objetivos estipulados para o projeto e para o referido trabalho. Apresenta, de forma sucinta, o surgimento dessa necessidade a partir das demandas relatadas pelos usuários da Biblioteca e com base na ausência de determinadas autoridades do tipo geográfica nos instrumentos de indexação convencionados no contexto das bibliotecas da Instituição. Partindo dessa carência, identificou-se como prioridade a criação de autoridades geográficas referentes aos bairros e localidades do Município de Salvador, considerando, ainda, suas particularidades étnico-raciais, demográficas, culturais e históricas, bem como as variações dos seus nomes. O projeto vem sendo executado na Biblioteca em questão, tendo apresentado resultados satisfatórios relativos à representação da informação de materiais bibliográficos do acervo. Conclui-se que o Vocabulário Controlado dos bairros e localidades da Cidade do Salvador, no contexto da biblioteca universitária analisada, atende aos preceitos de representação da informação étnico-racial e auxilia na recuperação da informação de pesquisadores que se debruçam sobre as especificidades de regiões, bairros e demais localidades da Capital.
Downloads
Referências
AQUINO, Mirian Albuquerque; SANTANA, Vanessa Alves Santana. Práticas de organização e representação da informação étnico-racial em bibliotecas universitárias: necessidade de preservação da memória de negros. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 6, n. 2, p. 17-36, ago./dez. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rici.v6.n2.2013.1780. Acesso em: 9 dez. 2021.
BRASIL. Lei no 10.639/2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 10 dez. 2021.
BRASIL. Lei no 11.645/2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 10 dez. 2021.
CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF, 2001.
CARMO, Nicácia Lina do; SILVA, Joselina da. Grupos de Pesquisa sobre relações sociais no Diretório do CNPq. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 5, n. esp., p. 60-70, 2019.
CHAUMIER, Jacques. Indexação: conceito, etapas e instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, n. 1-2, p. 63-79, jan./jun. 1988.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropólis: Vozes, 2017.
KOBASHI, Nair Yumiko; FRANCELIN, Marivalde Moacir. Conceitos, categorias e organização do conhecimento. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 3, p. 1-24, jan./jun. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p1. Acesso em: 9 dez. 2021.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Information retrieval systems: characteristics, testing, and evaluation. New York: J. Willey, 1968.
MELO FILHO, Edilson Targino; SILVA JÚNIOR, Joabson Francisco da. A produção científica sobre estudos étnicos-raciais nas ciências sociais aplicadas: revisão sistemática de literatura. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; LIMA, Graziela dos Santos. Bibliotecári@s negr@s: ação, pesquisa e atuação política. Florianópolis: ACB, 2018. p. 397-418.
MELO FILHO, Edilson Targino; SILVA JÚNIOR, Joabson Francisco da. Enegrecendo o ENANCIB: a produção científica nas temáticas étnico-raciais no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Folha de rosto, Juazeiro do Norte, v. 5, n. esp., p. 49-59, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/392. Acesso em: 10 dez. 2021.
PEREIRA, Josemeire Alves. Trajetórias de famílias negras, pós-emancipação, direito à terra e segregação na constituição de territórios em Belo Horizonte (MG). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 29., 2017, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2017.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. A quarta lei. In: RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. p. 211-241.
REIS, Vanessa Jamile Santana dos. A invisibilidade do feminismo negro nos instrumentos de representação do conhecimento: uma abordagem de representatividade social. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30429. Acesso em: 9 dez. 2021.
SALVADOR. Lei no 9148/2016. Dispõe sobre o Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador e dá outras providências. Legislação Municipal de Salvador/BA, Salvador, 8 de setembro de 2016. Não paginado.
SALVADOR. Lei no 9278/2017. Dispõe sobre a delimitação e denominação dos bairros do Município de Salvador, Capital do Estado da Bahia, na forma que indica, e dá outras providências. Legislação Municipal de Salvador/BA, Salvador, 20 de setembro de 2017. Não paginado.
SANTOS, Elisabete et al. (org.). O caminho das águas em Salvador: bacias hidrográficas, bairros e fontes. Salvador: Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social; Secretaria de do Meio Ambiente, 2010.
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; GARCEZ, Dirnéle Carneiro; LIMA, Graziela dos Santos. Política de memória e o silenciamento das populações africanas e afro-brasileiras na Ciência da Informação. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (org.). O protagonismo da mulher na biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis: ACB, 2018. p. 359-382.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jeã Carlo Mendes Madureira, Ramon Davi Santana, Eva Dayane Jesus dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.