Entrevista com a Museologa Osvaldina Cezar Soares
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57537Palavras-chave:
Museu, Preservação cultural, Memória, Política pública, Museólogos - mercado de trabalhoResumo
Essa edição, que lembra um ano do incêndio no Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, e nos faz refletir sobre as políticas públicas de preservação das unidades de informação, conhecimento e cultura, nos brinda com uma rica entrevista com a museóloga Osvaldina Cezar Soares, que nos conta um pouco sobre sua carreira profissional, os percursos da qualificação dos profissionais museólogos, da crise das atuais políticas públicas em relação aos museus e do mercado de trabalho. A museóloga Osvaldina Cezar Soares é a atual presidente do Conselho Regional de Museologia da 1º região, que abrange as regiões Norte e Nordeste, além de atuar como coordenadora museológica do Museu da Misericórdia dirigido pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Ao longo dos seus 29 anos de experiência passou pelo Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu de Arte da Bahia, Museu Abelardo Rodrigues e o Centro Cultural Solar Ferrão, desenvolvendo atividades na área de pesquisa, documentação, preservação e acondicionamento de acervos museológicos, montagem de exposições, ação educativa em museus, implantação de museus, memoriais e centros de culturais, dentre outras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.