Repositório institucional como ferramenta de preservação da memória e disseminação do conhecimento no ensino público superior sergipano
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v1i0.57494Palavras-chave:
Repositório institucional, Memória digital, Tecnologia da informação, Educação, Ensino superiorResumo
Esta pesquisa tem como objetivo entender o papel dos Repositório Institucionais – RI na preservação da memória digital e disseminação do conhecimento científico-acadêmico, trazendo os relatos das experiências dos RI das instituições de ensino público superior no estado de Sergipe, o Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe - RI-UFS e o Repositório Institucional do Instituto Federal de Sergipe - RIFS. Foram utilizados como fundamento teórico pesquisas produzidas por Marcondes; Sayão (2009), Dodebei (2009), Bittencourt (2004), Le Goff (1990). Essa pesquisa é de caráter descritiva, tendo como métodos aplicados o levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e nos RI das instituições pesquisadas; e as entrevistas realizadas com os bibliotecários que participaram do processo de criação do RI-UFS. Por meio desse estudo constatou-se que esses repositórios digitais têm integrado importantes redes de intercambio de pesquisas no cenário nacional e vêm contribuindo para uma maior visibilidade das instituições que as representam.
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