A memória da herança presbiteriana em Wagner (1906-1971)
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v18i1.64379Palavras-chave:
Presbiterianismo; Wagner; Memória.Resumo
O objetivo deste artigo é realizar uma análise da herança presbiteriana deixada na cidade de Wagner na Bahia. Nosso recorte temporal abrange o período da existência da Missão Presbiteriana Brasil Central (MPBC), que funcionou na cidade de 1906, quando os missionários estadunidenses fundaram o Instituto Ponte Nova (IPN), até a década de 1970, quando o presidente da MPBC, reverendo Jaime Wright, iniciou o processo de doação das terras e venda dos prédios pertencentes ao projeto missionário presbiteriano. Além do aspeto religioso, o projeto missionário na cidade deixou um legado nas áreas educacional e médica. Este legado é evidenciado pela construção de edifícios que albergaram as organizações missionárias e que hoje são considerados património arquitetônico e cultural do município. Entre eles, destacam-se o IPN, o Grace Memorial Hospital (GMH), a Escola de Enfermagem, o Instituto Bíblico Waddell (IBW) e o Auditório James Wright. Alguns dos edifícios construídos pelos missionários não sobreviveram a passagem do tempo, enquanto outros foram designados como Património Cultural da Bahia pelo Instituto do Património Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A análise dessa herança presbiteriana permite uma melhor compreensão do contexto religioso, social e cultural da cidade durante esse período.
Downloads
Referências
ALVES. Rubem. Protestantismo e Repressão. São Paulo: Ática, 1979.
MORAES, Márcia Oliveira. Educação e missão civilizatória: o caso do Instituto Ponte Nova na Chapada Diamantina. Salvador: UNEB, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.
NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do. Educar, Curar, Salvar: uma ilha de civilização no Brasil Tropical. São Paulo: PUC, 2005. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifica Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
______. Norte-americanos na Bahia: o processo civilizador dos presbiterianos. Revista FACED, v 11, 2007.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História da PUC. São Paulo: PUC, v. 10, 1993.
RAMALHO, J. P. Colégios protestante no Brasil: uma interpretação sociológica da prática educativa dos colégios protestante no Brasil no período de 1870 a 1940. Rio de Janeiro: Zahar. 1976.
SILVA, Elizete da. Cidadãos de outras pátrias: anglicanos e batistas na Bahia. 1998. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Veredas da História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
