O olhar francês sobre o Brasil do século XVI
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v6i1.48694Palavras-chave:
Viajantes, Relatos, OlharResumo
Este trabalho acadêmico visa discutir o imaginário francês sobre o Brasil do século XVI, abordando os relatos de viajantes franceses que estiveram no país por intermédio das relações comerciais com os nativos. Apresenta-se como exemplificação a visão de André Thevet e Jean de Léry baseada em sua experiência no Brasil ao decorrer do século citado e construída através do período que residiram na França Antártica. A fundamentação teórica deste artigo está voltada para as imagens criadas pelos viajantes em relação ao Brasil na visão dos autores: Carmen Lícia Palazzo, Leyla Perrone-Moisés, Lilia Moritiz Schwarcz, Lucien Provençal, Mario Carelli e Vasco Mariz.
Downloads
Referências
CARELLI, Mario. Culturas Cruzadas: Intercâmbios culturais entre França e Brasil. São Paulo: Papirus, 1994.
FRANCO JR, Hilário. Cocanha: a história de um país imaginário. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LE GOFF, J. O imaginário medieval. Lisboa: Estampa, 1994.
LÉRY, Jean de. Viagem à terra do Brasil. Tradução integral e notas de Sergio Milliet. Biblioteca do Exército Editora, 1961.
LESTRINGANT, Frank. Entrevista com Frank Lestringant. Rio de Janeiro: Topoi, v. 11, n.20, jan.-jun. 2010, p.159-171.
MARIZ, Vasco e PROVENÇAL, Lucien. Villegagnon e a França Antártica. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2006.
MARIZ, Vasco. Os indígenas brasileiros e os navegadores franceses do século XVI. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2006.
PALAZZO, Carmen Lícia. Entre mitos, utopias e razão: os olhares franceses sobre o Brasil (séculos XVI a XVIII). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
PALAZZO, Carmen Lícia. Permanências e mudanças no imaginário francês sobre o Brasil (séculos XVI a XVIII). São Paulo: USP, 2007.
PEIXOTO, Nelson Brissac. O olhar do estrangeiro. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Alegres trópicos: Gonneville, Thevet e Léry. In: Revista USP número 30, 1996.
PROVENÇAL, Lucien. As guerras de religião da França no século XVI. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2006.
ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1998.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Ouvir, ver, ouvir dizer: relatos franceses sobre o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
THEVET, André. Singularidades da França Antártica. Tradução, prefácio e notas de Estevão Pinto. São Paulo/ Rio de Janeiro: Ed. Nacional, 1994.
TODOROV, Tzvetan. Nós e os outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.