Representações literárias sobre as normalistas e o magistério primário durante o Estado Novo (1937/1945)

Autores

  • Eliana Evangelista Batista Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v10i1.47967

Palavras-chave:

Representações literárias, Professora primária, Estado Novo

Resumo

Este artigo discute o processo de formação da professora primária durante o Estado Novo à luz do romance Pelos Caminhos da vida de uma Professora Primária, da escritora e professora primária alagoinhense, Maria Feijó de Souza (1918-2003). Analisa as representações literárias que foram produzidas neste período e naqueles que lhes antecederam tomando a professora primária e a normalista como elemento central. Recompõe a partir da narrativa literária, as estratégias adotadas para a formação dessa profissional durante o Estado Novo que para cumprir os seus objetivos tomou a educação de um modo geral, e em particular a formação das professoras, como instrumento para construir a nacionalidade. Mostra que essas estratégias ao mesmo tempo em que serviram aos interesses do Estado, possibilitaram à professora primária expandir o horizonte de sua atuação.

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Publicado

2017-08-02

Edição

Seção

Artigos para Dossiê