Fé, poder e propagação: a Igreja Católica na Idade Média e suas representações no teatro de Gil Vicente

Autores

  • Francisco Wellington Rodrigues Lima PPGLL-UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v11i1.47898

Palavras-chave:

Igreja Católica, Medievo, Gil Vicente

Resumo

A Idade Média, período marcado pelo sistema feudal e pelo domínio da Igreja Católica, foi uma época de conflitos ideológicos, por conta do domínio e do poder dos eclesiásticos e dos senhores feudais sobre os servos, e espirituais, uma vez que o homem se dividia entre a Fé e a Razão. Assim, conforme preconiza os dogmas da Igreja Católica, todas as coisas eram sagradas: o mundo, a natureza, o corpo humano. O desejo da nobreza, do clero e dos vassalos era aproximar-se do Reino Celeste através da palavra divina difundida pelo cristianismo da época. O Céu, de acordo com o pensamento cristão medieval, era naturalmente associado a Deus - local excelso onde viviam o Criador e os Anjos. Para os fiéis cristãos, o mundo terreno era a moradia dos homens e o lugar das tentações. O Inferno, na mentalidade do povo cristão medieval, seria o lugar em que as almas más pagavam seus pecados; um lugar simbólico, sombrio, quente, repleto de dor e de sofrimento; era, na visão de muitos cristãos, domicílio do Diabo, lugar das trevas e de tudo aquilo que se ligava ao Mal. Nesse contexto conturbado de mudanças culturais e ideológicas, surgiu na Europa o teatro religioso, tornando-se a mais importante e ativa criação da literatura religiosa da época. Nele, o sagrado e o profano ganharam notoriedade. O teatro medieval adentrou nos templos religiosos, e as personagens, a maioria litúrgicas, habitaram a mente do espectador medieval. Com o tempo, as peças teatrais saíram das igrejas e ganharam os espaços das praças, abrangendo, inclusive, as demais classes sociais da Europa Medieval: a nobreza, o clero e o povo simples (camponeses). No fim da Idade Média, século XV-XVI, em Portugal, surge Gil Vicente, considerado o maior poeta dramático português de todos os tempos, o pai do teatro lusitano. Diante do exposto, ressaltamos que o trabalho aqui proposto consiste em analisar a representação da Igreja – Fé e Poder -, bem como a propagação dos dogmas e imagens criados e difundidos pelo catolicismo durante A Idade Média e suas possíveis representações no Teatro Medieval Vicentino, tendo como base obras historiográficas que ressaltam o nascimento e a projeção do catolicismo na Idade Média, bem como as obras de Gil Vicente, que melhor representou, criticou e ressaltou a fé, o poder e a propagação dos ideais da Igreja Católica no medievo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMGARTNER, Mireille. A Igreja no Ocidente: das origens às reformas no século XVI. Trad.: Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 2001.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad.: Maria Paula Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BRASIL, Reis. Gil Vicente e o Teatro Moderno. Lisboa: Editorial Minerva, 1965.

CRUZ, Duarte Ivo. Introdução à História do Teatro Português. Lisboa: Guimarães Editores, 1983.

DUBY, Georges. O Ano Mil. Trad.: Teresa Matos. Lisboa: Edições 70, 1967.

HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry; GAARDER, Jostein. O Livro das Religiões. Trad. Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HUIZINGA, Johan. O outono da Idade Média. Tradução de Francis Petra Janssen. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

GOMES, José Francisco Silva. A Igreja e o Poder: representações e discursos. In: RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros (organizadora). A Vida na Idade Média. Brasília: Editora UNB, 1997.

LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Trad.: Hilário Franco Júnior. Vol. I. Bauru: EDUSC, 2002.

LINS, Ivan. A idade Média: a cavalaria e as cruzadas. Rio de Janeiro: Coeditora Brasílica, 1939.

PETERS, F. E. Os Monoteístas: judeus, cristãos e mulçumanos. Vol. II. São Paulo: Contexto, 2008.

PERNOUD, Régine. Luz sobre a Idade Média. Lisboa: Publicações Europa-América, 1981.

PICCHIO, Luciana Stegagno. História do Teatro Português. Lisboa: Portugália Editora, 1968.

PRATT, Oscar de. Gil Vicente: notas e comentários. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1931.

REBELLO, Luiz Francisco. História do Teatro Português. 3 ed. Revista e aumentada. Coleção Saber. Lisboa: Publicações Europa- América, 1967.

RECKERT, Stephen. Espírito e Letra de Gil Vicente. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1983.

SARAIVA, José Antônio. Gil Vicente e o fim do Teatro Medieval. 3 ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1981.

_______. Teatro de Gil Vicente. 3 ed. Lisboa: Portugália Editora, 1967.

TEYSSIER, Paul. Gil Vicente – O Autor e a Obra. Trad.: Álvaro Salema. 2 ed. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa e Ministério da Educação: Livraria Bertrand, 1985.

VAUCHEZ, André. A espiritualidade da Idade Média ocidental: séc. VIII – XIII. Tradução de Teresa Antunes Cardoso. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

VICENTE, Gil. Obras Completas. Com prefácio e notas do Professor Marques Braga. Vol. I, 5 ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1974.

_______. Obras Completas. Com prefácio e notas do Professor Marques Braga. Vol. II, 4 ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1968.

_______. Obras Completas. Com prefácio e notas do Professor Marques Braga. Vol. III, 2 ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1943.

_______. Obras Completas. Com prefácio e notas do Professor Marques Braga. Vol. IV, 4 ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1971.

_______. Obras Completas. Com prefácio e notas do Professor Marques Braga. Vol. V, 4 ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1968.

_______. Obras Completas. Com prefácio e notas do Professor Marques Braga. Vol. VI, 3 ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1968.

Downloads

Publicado

2018-08-04