O levantamento de concepções prévias em uma aula-oficina: a perspectiva de história a partir da experiência e da consciência histórica
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v12i1.47855Palavras-chave:
Consciência histórica, Aula-oficina, Didática da históriaResumo
É de suma importância investigarmos e elaborarmos reflexões didático-pedagógicas no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da disciplina de história, nos preocupando com o conteúdo que é realmente transmitido, com o que poderia e com o que deveria ser transmitido. Sendo assim, lançar mão da investigação da consciência histórica e tentar fazer a regulamentação didática da mesma, é um fator essencial da autoidentidade humana. A utilização de métodos educacionais diferentes em sala de aula é um recurso que o professor tem para captar o interesse dos alunos. No caso do modelo da aula-oficina, com maior abertura para diálogo entre professor e aluno, é importante a utilização de recursos e estratégias, como, por exemplo, o levantamento das concepções prévias, que ultrapassa o quesito de chamar a atenção do aluno, mas confere a ele o lugar de agente crítico e debatedor de ideias.
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