As cortesãs venezianas do século XVI na obra de Cesare Vecellio

Autores

  • Mara Rúbia Sant’Anna Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vilma Terezinha Carnieletto Izoton Lago Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v13i2.47432

Palavras-chave:

Livros de trajes, Cesare Vecellio, Venezianas do século XVI

Resumo

Este estudo tem como objetivo perscrutar as figuras conhecidas da República de Veneza no século XVI, as famosas Cortesãs Venezianas, tendo como enfoque o livro de trajes De gli habiti antichi, et moderni di diuerse parti del mondo (1590), do italiano Cesare Vecellio. Em uma primeira parte, é feita breve contextualização a respeito dos livros de trajes, da representação da figura da Cortigiana onesta, e, na parte seguinte são analisadas questões relacionadas com o vestuário, as restrições, associações e aspectos característicos de tais figuras que fornecem pistas de compreensão das representações produzidas por Cesare Vecellio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNOLD, Kayla. Fashion and Self-Fashioning: Clothing Regulation in Renaissance Europe. Summer Research. Vol. 93, 2011. Disponível em: <https://soundideas.pugetsound.edu/summer_research/93>. Acesso em 14/08/2020.

BASSANESE, Fiora A. Private Lives and Public Lies: Texts by Courtesans of the Italian Renaissance. Texas Studies in Literature and Language. Vol. 30, no. 3, 1988, pp. 295–319.

Disponível em: . Acesso em 11/08/2020.

BELFANTI, Carlo Marco. The Civilization of Fashion: at the origins of a Western Social Institution. Journal of Social History. Vol. 43, No. 2 (winter 2009), pp. 261-283. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20685387>. Acesso em 17/08/2020.

BRUNDAGE, James A. Sumptuary laws and prostitution in late Medieval Italy. Journal of Medicval History. Vol. 13 (1987) 343-355. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/0304-4181(87)90036-4>. Acesso em 15/08/2020.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Bauru/SP: EDUSC, 2004.

CARVALHO, Larissa Sousa de. De gli habiti antichi, et moderni di diuerse parti del mondo (1590) de Cesare Vecellio: Tradução parcial e Ensaio crítico. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2013.

CARVALHO, Larissa Sousa de. Mapeando os livros de trajes do século XVI e a Literatura de moda no Brasil. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2018.

DURANT, Will. A História da Civilização Vol. V – A Renascença. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.

ELIAS, Nobert. O processor civilizador: Formação do Estado e Civilização. Vol2.. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.

FRANCO, Veronica. Poems and Selected Letters. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

GIUSTI, Eugenio L. The Renaissance Courtesan in words, letters and images. Milão: LED Edizioni Universitarie, 2014.

JONES, Ann Rosalind. Labor and Lace: The Crafts of Giacomo Franco’s Habiti delle donne venetiane. I Tatti Studies in the Italian Renaissance. Vol. 17, No. 2 (Fall 2014), pp. 399-425. Disponível em: . Acesso em 17/08/2020.

JONES, Ann Rosalind. “Worn in Venice and throughout Italy”: The Impossible Present in Cesare Vecellio’s Costume Books. Journal of Medieval and Early Modern Studies. September 2009; 39 (3): p. 511–544. Disponível em: <https://doi.org/10.1215/10829636-2009-003>. Acesso em 14/08/2020.

KILLERBY, Catherine Kovesi. Women and Sumptuary Law. Oxford Scholarship Online, 2010. Disponível em: <10.1093/acprof:oso/9780199247936.003.0007>. Acesso em 15/08/2020.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LORENZI, Giovanni Battista. Leggi e memorie venete sulla prostituzione fino alla caduta della republica. Veneza: A spese del conte di Oxford: Tipografia del Commercio di Marco Visentini. 1871. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=osDsniQyunwC&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s>. Acesso em 15/08/2020.

MARTINS, Ana Paula Vosne. Duas honestas cortesãs do renascimento italiano: interseções da cultura humanista, da escrita de mulheres e da sexualidade no século XVI. ArtCultura, Uberlândia, v. 14, n. 25, p. 185-199, jul.-dez. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/26207/16266>. Acesso em 17/08/2020.

MCLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional, Editora da USP, 1972.

ROBIN, Diana. Courtesans, Celebrity, and Print Culture in Renaissance Venice: Tullia d'Aragona, Gaspara Stampa, and Veronica Franco. In: SMARR, Janet Levarie; VALENTINI, Daria. Italian Women and the City: Essays. Madison: Fairleigh Dickinson University Press, 2003.

ROSENTHAL, Margaret F. Veronica Franco's Terze Rime: the Venetian Courtesan's Defense. Renaissance Quarterly, Vol. 42, No. 2 (Summer, 1989), pp. 227-257. Disponível em: . Acesso em 12/08/2020.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de Moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2007.

SANTORE, Cathy. Danaë: The Renaissance Courtesan's Alter Ego. Zeitschrift für Kunstgeschichte, 54. Bd., H. 3 (1991), pp. 412-427. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/1482582>. Acesso em 17/08/2020.

SANTORE, Cathy. Julia Lombardo, "Somtusoa Meretrize": A Portrait by Property. Renaissance Quarterly, Vol. 41, No. 1 (Spring, 1988), pp. 44-83. Disponível em: . Acesso em 16/08/2020.

WILSON, Bronwen. Reproducing the contours of Venetian identity in Sixteenth-century Costume Books. Studies in Iconography. Vol. 25, 2004, pp. 221–274. Disponível em . Acesso em 08/08/2020.

Downloads

Publicado

2022-08-01

Edição

Seção

Artigos para Dossiê