Dramatização sobre monumentos coloniais e práticas decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69353Palavras-chave:
Teoria queer, Estética decolonial, Monumentalidade, Ficção política, Escrita acadêmicaResumo
Dramatização sobre monumentos coloniais e práticas decoloniais, parte da proposta teórico-metodológica da desmontagem queer do monumental (Thürler, 2023) para refletir criticamente sobre as disputas simbólicas em torno da memória e da história. Tomando como ponto de inflexão a morte de George Floyd, em 2020, e a subsequente onda global de contestação a monumentos coloniais — com episódios registrados em países como Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica e Brasil —, o trabalho propõe uma ficcionalização dramatúrgica a partir do incêndio da estátua do bandeirante Borba Gato, ocorrido em São Paulo, em 2021. Através de uma troca de mensagens entre três personagens femininas em um grupo de WhatsApp, constrói-se uma narrativa não canônica, que tensiona práticas normativas e questiona convenções da escrita acadêmica. Ao adotar uma estética dramatúrgica e ensaística, o texto visa tanto propor novas formas de produção de conhecimento quanto discutir criticamente os legados da história colonial e as possibilidades de emancipação simbólica e política dos sujeitos subalternizados no presente.
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Referências
THÜRLER, Djalma. A linguagem queer e a desmistificação do monumental. PÓS: Revista Do Programa De Pós-graduação Em Artes Da EBA/UFMG, 13(27), 73–90. 2023. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41723.
THÜRLER, Djalma; WOYDA, Duda. O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras – UNEB, v. 10, n. 2, p. 43–66, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i2.10837. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837. Acesso em: 29 jul. 2025.
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