Dramatização sobre monumentos coloniais e práticas decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69353

Palavras-chave:

Teoria queer, Estética decolonial, Monumentalidade, Ficção política, Escrita acadêmica

Resumo

Dramatização sobre monumentos coloniais e práticas decoloniais, parte da proposta teórico-metodológica da desmontagem queer do monumental (Thürler, 2023) para refletir criticamente sobre as disputas simbólicas em torno da memória e da história. Tomando como ponto de inflexão a morte de George Floyd, em 2020, e a subsequente onda global de contestação a monumentos coloniais — com episódios registrados em países como Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica e Brasil —, o trabalho propõe uma ficcionalização dramatúrgica a partir do incêndio da estátua do bandeirante Borba Gato, ocorrido em São Paulo, em 2021. Através de uma troca de mensagens entre três personagens femininas em um grupo de WhatsApp, constrói-se uma narrativa não canônica, que tensiona práticas normativas e questiona convenções da escrita acadêmica. Ao adotar uma estética dramatúrgica e ensaística, o texto visa tanto propor novas formas de produção de conhecimento quanto discutir criticamente os legados da história colonial e as possibilidades de emancipação simbólica e política dos sujeitos subalternizados no presente.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Oliveira Woyda, Universidade Federal da Bahia

Duda Woyda é Pós-doutorando Júnior (CNPq Nº 32/2023-PDJ 2023). Mestre e Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com foco e pesquisa nas novas articulações do político nas artes da cena. Ator, produtor e dançarino, formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, é ator pesquisador da ATeliê voadOR Teatro e do NuCuS/UFBA (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade).

Referências

THÜRLER, Djalma. A linguagem queer e a desmistificação do monumental. PÓS: Revista Do Programa De Pós-graduação Em Artes Da EBA/UFMG, 13(27), 73–90. 2023. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41723.

THÜRLER, Djalma; WOYDA, Duda. O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras – UNEB, v. 10, n. 2, p. 43–66, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i2.10837. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837. Acesso em: 29 jul. 2025.

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

de Oliveira Woyda, C. E. . (2025). Dramatização sobre monumentos coloniais e práticas decoloniais. Repertório, 1(01). https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69353

Edição

Seção

EM FOCO