Desmontagem visual de performances de combate que geram as imagens cítricas da travesti
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69120Palavras-chave:
Performance, Desmontagem Visual, Imagens Cítricas, Travesti, ViolênciaResumo
Este artigo aborda conceitos criados por mim, enquanto uma artista travesti da cena performática e das visualidades, a partir de processos de criação que resultam em performances que são desmontadas e se transformam em imagens. Com uma estrutura de escrita que critica os modelos normativos usados por professores, na avaliação de alunos, que nos acompanha desde a educação básica até a formação acadêmica, o texto pincela a possibilidade de que essa construção identitária normativa também influencia nas nossas performances de gênero e se aloja no comportamento quando se choca com esses modelos e padrões a serem seguidos desde a tenra infância. Visibiliza a existência de corpos travestis desobedientes que se posicionam, que pesquisam a violência estrutural e que ensinam, dando voz à existência das identidades dissidentes, explanando esses conceitos que transcendem e redesenhando outras formas livres, sem regras, de se pensar e criar arte trans.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENEVIDES, Bruna G. Dossiê, assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2024. Brasília, DF: Distrito Drag; ANTRA, 2025, p. 6.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Das Passagen-Werk. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, p. 766, 767. (Volume II, convoluto N).
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010, p. 55 / 121.
LEAL, Mara; DIÉGUEZ, Ileana. Desmontagens: Processos de pesquisa e criação nas artes da cena. Editora 7 Letras. Rio de Janeiro, 2018.
HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MOMBAÇA, Jota. Ñ vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021, p. 80, 81.
AHN, SunYoung. Magia, Necromancia e a virada não humana. Montly Review, 2022.
NÚÑEZ, Geni. Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
[nome da autora e título da dissertação de mestrado removido para avaliação]
TAYLOR, Diana. Performance. São Paulo: Perspectiva, 2023, p. 26.
ROSA, Iara. Abdias Nascimento. Site: Itaú Cultural, 2011. Acessado em: 24/06/2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marina Silvério da Silva, Daiane Dordete Steckert Jacobs

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.


