Desmontagem visual de performances de combate que geram as imagens cítricas da travesti

Autores

  • Marina Silvério da Silva UDESC
  • Daiane Dordete Steckert Jacobs udesc

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69120

Palavras-chave:

Performance, Desmontagem Visual, Imagens Cítricas, Travesti, Violência

Resumo

Este artigo aborda conceitos criados por mim, enquanto uma artista travesti da cena performática e das visualidades, a partir de processos de criação que resultam em performances que são desmontadas e se transformam em imagens. Com uma estrutura de escrita que critica os modelos normativos usados por professores, na avaliação de alunos, que nos acompanha desde a educação básica até a formação acadêmica, o texto pincela a possibilidade de que essa construção identitária normativa também influencia nas nossas performances de gênero e se aloja no comportamento quando se choca com esses modelos e padrões a serem seguidos desde a tenra infância. Visibiliza a existência de corpos travestis desobedientes que se posicionam, que pesquisam a violência estrutural e que ensinam, dando voz à existência das identidades dissidentes, explanando esses conceitos que transcendem e redesenhando outras formas livres, sem regras, de se pensar e criar arte trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Silvério da Silva, UDESC

Marina Silvério é atriz, cantora, ilustradora e professora. Doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) 2021. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - 2020. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - 2017. Foi Professora Credenciada da Especialização em Pedagogias das Artes (EPArtes) no Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFArtes) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - de 2021 a 2023. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, Performances, Visualidades e Canto. Artista visual com imbricações no desenho digital de "Imagens Cítricas", que abordam a temática da transvestigeneridade e as relações interpessoais com a sociedade transfóbica. Criadora dos conceitos Desmontagem Visual, Performances de Combate e Antropomorfismo Genitalizador da Travesti.

Daiane Dordete Steckert Jacobs, udesc

É Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UDESC. Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENEVIDES, Bruna G. Dossiê, assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2024. Brasília, DF: Distrito Drag; ANTRA, 2025, p. 6.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Das Passagen-Werk. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, p. 766, 767. (Volume II, convoluto N).

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010, p. 55 / 121.

LEAL, Mara; DIÉGUEZ, Ileana. Desmontagens: Processos de pesquisa e criação nas artes da cena. Editora 7 Letras. Rio de Janeiro, 2018.

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MOMBAÇA, Jota. Ñ vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021, p. 80, 81.

AHN, SunYoung. Magia, Necromancia e a virada não humana. Montly Review, 2022.

NÚÑEZ, Geni. Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

[nome da autora e título da dissertação de mestrado removido para avaliação]

TAYLOR, Diana. Performance. São Paulo: Perspectiva, 2023, p. 26.

ROSA, Iara. Abdias Nascimento. Site: Itaú Cultural, 2011. Acessado em: 24/06/2025.

https://ocupacao.icnetworks.org/ocupacao/abdias-nascimento/sankofa/#:~:text=H%C3%A1%20na%20tradi%C3%A7%C3%A3o%20africana%20um,presente%20e%20construir%20o%20futuro%E2%80%9D.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

Silvério da Silva, M., & Dordete Steckert Jacobs, D. (2025). Desmontagem visual de performances de combate que geram as imagens cítricas da travesti. Repertório, 1(01). https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69120

Edição

Seção

EM FOCO