Hermenêutica decolonial LGBTI+ e Censuras Performativas no Brasil Contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69115

Palavras-chave:

Performatividade, População LGBTI , Identidade, Hermenêutica

Resumo

Este artigo analisa censuras a performances LGBTI+ no Brasil contemporâneo, com foco em casos emblemáticos como a exposição Queermuseu (2017) e a peça teatral O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu (2019), para denunciar a existência de um movimento político e performativo contrário à legitimação das identidades dissidentes da norma cisgênera e heterossexual. Para análise desses casos, propomos uma hermenêutica decolonial LGBTI+ como método de leitura crítica utilizado para interpretar as artes LGBTI+ no período em questão como textos que desestabilizam normatividades e produzem saberes que desobedecem a lógica colonial epistemológica. A análise propõe um olhar sensível à potência estética como forma de resistência e afirmação de identidade.

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Biografia do Autor

Anderson Gomes Paes Barretto, UFMG

Doutor e Mestre em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Substituto do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Roteirista pelo Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual e Festival Varilux de Cinema Francês. Professor de graduação e pós-graduação, pesquisador de redes sociais, narrativas de luto e necropolíticas na arte.

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

Gomes Paes Barretto, A. (2025). Hermenêutica decolonial LGBTI+ e Censuras Performativas no Brasil Contemporâneo. Repertório, 1(01). https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69115

Edição

Seção

EM FOCO