Hermenêutica decolonial LGBTI+ e Censuras Performativas no Brasil Contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69115Palavras-chave:
Performatividade, População LGBTI , Identidade, HermenêuticaResumo
Este artigo analisa censuras a performances LGBTI+ no Brasil contemporâneo, com foco em casos emblemáticos como a exposição Queermuseu (2017) e a peça teatral O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu (2019), para denunciar a existência de um movimento político e performativo contrário à legitimação das identidades dissidentes da norma cisgênera e heterossexual. Para análise desses casos, propomos uma hermenêutica decolonial LGBTI+ como método de leitura crítica utilizado para interpretar as artes LGBTI+ no período em questão como textos que desestabilizam normatividades e produzem saberes que desobedecem a lógica colonial epistemológica. A análise propõe um olhar sensível à potência estética como forma de resistência e afirmação de identidade.
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