Escritas do eu, identificações e cena teatral:

os espetáculos “Pequenos excessos” e “Greta Garbo: Quem diria? Se acabou de me amar”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69113

Palavras-chave:

Autobiografia, Identidade, LGBTQIAPN , História das Artes do Espetáculo, Teatro Brasileiro

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre a questão das identidades, a cena teatral e as escritas do eu, a partir da análise do processo de criação e da encenação de duas peças: Pequenos excessos e Greta Garbo: Quem diria? Se acabou de me amar, produtos de projetos de pesquisa. A partir desses dois espetáculos, mostramos como as fronteiras entre personagens e atores/atrizes podem ser fluidas, transitando entre processos identificatórios e desidentificatórios, obrigando o público a refletir sobre esses processos, em vez de oferecer respostas prontas sobre os mesmos. O artigo trata de sexualidades dissidentes, a partir de Muñoz (1999) e Rolnik (2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR, Universidade Federal de São João del-Rei

Alberto Tibaji (Alberto Ferreira da Rocha Junior) é Professor Titular da UFSJ, onde começou a trabalhar em 1993. Possui Doutorado em Artes pela USP (2002). Atualmente está aposentado e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ. Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ de agosto de 2004 a julho de 2008. Coordenou do 18º ao 21º Inverno Cultural da UFSJ. Membro no Conselho Nacional de Política Cultural (MinC) de 2007 a 2009. Assessor da Secretaria-Executiva do MinC de 2009 a 2010. Coordenou projeto com financiamento do MEC/PROEXT 2014 e da FAPEMIG, com apresentações do espetáculo “Araci” em várias cidades mineiras e no Rio de Janeiro. Foi contemplado com o auxílio Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG para o período de 2014 a 2016. Short Term Visiting Scholar na University of Georgia (out.-dez 2017), onde dirigiu o espetáculo “Always (K)new”. Também dirigiu os espetáculos: “Pequenos excessos”, que se apresentou em cidades do interior de Minas Gerais; “Eu não vou fazer Greta Garbo”, que se apresentou em várias cidades mineiras, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente tem se apresentado como ator no espetáculo “Greta Garbo. Quem diria? Se acabou de me amar” em cidades do interior de Minas Gerais. Recebeu em 2025 o Prêmio Trajetória em Teatro pela PNAB/MG. Coordena projeto sobre arquivos de história das artes do espetáculo com financiamento da FAPEMIG e é Bolsista Produtividade FAPEMIG/CNPq.

Referências

BUTLER, Judith. Discurso de ódio: uma política do performativo. Trad. Roberta Fabbri Viscardi. São Paulo: Editora UNESP, 2021.

CAMPOS, Simone. Bondade. RUFFATO, Luiz (org.). Entre nós. Rio de Janeiro: Língua geral, 2007. p.263-288.

DANIEL, Herbert. As três moças do sabonete. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

HALL, Stuart. Familiar stranger: a life between two islands. Durham: Duke University Press, 2017.

HOLANDA, Chico Buarque de. Ópera do malandro. São Paulo: Círculo do livro, 1978.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

LEÃO, Emmanuel Carneiro. O silêncio da fala. In: Arte e palavra, Rio de Janeiro, v.3, 1987, p.27-35.

MARCOS, Plínio. A mancha roxa. MARCOS, Plínio. Plínio Marcos: obras teatrais: atrás desses muros. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2016. p.147-182.

MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MICHALSKI, Yan. Greta Garbo no inferno carioca. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 jul. 1973. Caderno B, p.2.

MUÑOZ, José Esteban. Disidentifications: queers of color and the performance of politics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.

PIRANDELLO, Luigi. Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

RILEY, Denise. ‘Am I that name?’ Feminism and the category of ‘women’ in history. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988.

ROCHA JUNIOR, Alberto Ferreira da (Tibaji). Zona da intimidade: diário enquanto espectro e suplemento do eu. In: Souza, Eneida Maria de; LaGuardia, Adelaine; Martins, Anderson Bastos (Orgs.). Figurações do íntimo: ensaios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p.73-84.

ROCHA JUNIOR, Alberto Ferreira da (Tibaji). Apontamentos e reflexões sobre as relações entre teatro no Brasil e diversidade sexual. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 26, nº2, p.277-300, 2017.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

WILDE, Zeno; BRAGANÇA, Wanderley A. Blue Jeans – uma peça sórdida. Rio de Janeiro: Luna, 1981. Coleção Nova Dramaturgia Brasileira. v. IV.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

FERREIRA DA ROCHA JUNIOR, A. (2025). Escritas do eu, identificações e cena teatral:: os espetáculos “Pequenos excessos” e “Greta Garbo: Quem diria? Se acabou de me amar”. Repertório, 1(01). https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.69113

Edição

Seção

EM FOCO