<b>O DRAMA DE CIRCO E O CIRCO-TEATRO HOJE. UMA EXPERIÊNCIA DE REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS COM ARTISTAS CIRCENSES</b> <br> [Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz]
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i15.5215Resumo
No presente artigo realizo um percurso do contato com as narrativas de experiências vividas pelos artistas circenses que nos leva à reflexão sobre o drama vivido pelas companhias de circo-teatro e sobre a noção de “circo-família”, fazendo uma análise de algumas peças encenadas por estas companhias. Nesse caminho, localizo uma dinâmica de transformação do drama tradicional de circo em comédia e esboço uma compreensão sobre este fenômeno. Para além da análise do drama como texto, refl eto sobre a cena no circoteatro, observando a relação que o palhaço estabelece com a sua platéia. Comento, no final do percurso, a metodologia adotada na proposição da encenação da experiência vivida para a pesquisa etnográfica.In this article I analyse the story telling about the lived experiences of the circus’actors. I reflect about the drama lived by companies of theater-circus tradition and on the “family circus” idea, doing also an analysis of some plays presented by these studied companies. I try to understand a dynamics of transformation of the traditional drama of circus in comedy which. Besides the analysis of drama as text, I reflect about the scene presented in the theater-circus, observing the relationship between the clown and his audience. In the end, I discuss the methodology adopted to represent their lived experiences to the ethnographic research.
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Publicado
2010-07-07
Como Citar
Repertório, T. & D. (2010). <b>O DRAMA DE CIRCO E O CIRCO-TEATRO HOJE. UMA EXPERIÊNCIA DE REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS COM ARTISTAS CIRCENSES</b> <br> [Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz]. Repertório, (15), 83–91. https://doi.org/10.9771/r.v0i15.5215
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