<b>HISTÓRIAS DO AQUI E AGORA: CABARÉ E TEATRALIDADE CIRCENSE</b> <br> [Erminia Silva]

Autores

  • Teatro & Dança Repertório UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i15.5213

Resumo

Nos últimos dez anos, no Brasil, grupos de artistas circenses que não possuem ligação específi ca com os circos itinerantes ou de lona, em geral oriundos de escolas de circos, artistas circenses profi ssionalizados ou não, procedentes de diversas áreas das manifestações artísticas (teatro, dança, música, etc.), têm experimentado organizar espetáculos que são denominados de cabaré. A idéia que perpassa essas iniciativas é a de que as apresentações contenham uma diversidade de números artísticos, reunindo, além do próprio grupo ou escola, organizadores do evento, também convidados externos a eles. A partir de um curso de história do circo em uma escola de circo: Cefac – Centro de Formação Profissional em Artes Circenses, foi possível debater com os alunos em sala de aula sobre a história do conceito, dos espetáculos e das casas denominadas cabaré, relacionando-a com as artes circenses. Deste processo, produziu-se este texto descritivo e analítico no sentido de propor um olhar sobre o significado do que seja estudar e pesquisar a história do circo. Tal perspectiva tem como referência a idéia de que vivenciamos um período dessa história, somos herdeiros e protagonistas da mesma. Ou seja, pensar num curso de história não significa só o passado, mas o ir fazendo, aqui e agora.

In Brazil, for the last ten years, circus artists who have no specifi c connection with itinerant or canvas circuses, who usually come from circus schools, either as professional circus artists or not, stemming from diverse areas of the arts (theater, dance, music, etc.), have organized shows known as cabaret. The concept within these initiatives is that presentations contain a diversity of numbers comprising not only the organizing groups or schools, but also a few external, visiting performers. By taking a Circus History course as a starting point at CEFAC, the Professional Circus Art Formation Center, it was possible to promote a classroom discussion on the history of such concept, shows and stages known as cabaret and its relation with circus as an art. The present paper stems from such process as a descriptive and analytical piece of work towards the proposal of an overview on the meaning of studying and researching the history of circus. Such view is referenced upon the idea that we have experienced a period of such history and that we are its heirs and protagonists. This implies that thinking in a history course does not mean the mere thinking of the past, but of the on going present, here and now.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-07

Como Citar

Repertório, T. & D. (2010). &lt;b&gt;HISTÓRIAS DO AQUI E AGORA: CABARÉ E TEATRALIDADE CIRCENSE&lt;/b&gt; &lt;br&gt; [Erminia Silva]. Repertório, (15), 59–73. https://doi.org/10.9771/r.v0i15.5213