<b>NO VERTIGINOSO PICADEIRO SOVIÉTICO</b> <br> [Marcos Francisco Nery Ferreira]

Autores

  • Teatro & Dança Repertório UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i15.5208

Resumo

O desejo por uma arte nova e engajada na Revolução Socialista conduz a importantes reformas artísticas na Rússia no início do século XX. As idéias revolucionárias estimularam as transformações do espetáculo e das práticas artísticas não somente através de sua politização, como também pela busca de uma poética inovadora em conformidade com as aspirações da época. Desta maneira, as atividades circenses e teatrais participavam ativamente desta busca desenfreada, porém numa relação de confl uência e hibridismo. O almejar de uma teatralização do teatro e o ideal de “homem novo” difundido pela vanguarda estão em consonância com as mudanças relativas ao picadeiro. É neste contexto que diversos artistas vão se apropriar das atividades do circo, numa relação de simbiose entre o palco e a pista. A este respeito, Vladimir Maiakóvski e Vsévolod Meyerhold são fi guras significativas.
The desire for a new art engaged to The Socialist Revolution leads to important artistic reforms in Russia at the beginning of the 20th century. The revolutionary ideas had stimulated transformation in spectacles and artistic practices not only through politicization, but also through the pursuit of innovative poetics, in compliance with the aspirations of the time period. As a result, circus and theatrical activities had actively taken part in this unstoppable pursuit, on a hybrid and confluent relation. The seeking fortheatricalizing theater itself and the ideal "new man", spread by Russian Avantgarde, are balanced with ring related changes. Nevertheless, performers approach circus activities, in a symbiotic relation among stage and arena. Referring to this, Vladimir Maiakóvski and Vsévolod Meyerhold are significant characters.

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Publicado

2010-07-07

Como Citar

Repertório, T. & D. (2010). &lt;b&gt;NO VERTIGINOSO PICADEIRO SOVIÉTICO&lt;/b&gt; &lt;br&gt; [Marcos Francisco Nery Ferreira]. Repertório, (15), 17–24. https://doi.org/10.9771/r.v0i15.5208