O REAL, O TEATRO E A CANJIRA POLÍTICA: O DISCURSO PROVOCADO EM STABAT MATER

Autores

Palavras-chave:

Dramaturgia, Autobiografia, Janaína Leite, Arte Feminista, Política da cena

Resumo

Neste artigo analisamos Stabat Mater (2019) da atriz e dramaturga Janaína Leite (SP) como uma peça entre a autobiografia e o pensamento encenado, ou seja, um gênero híbrido que dá espaço e torna possível uma nova forma de encenação: o discurso provocado.  Apoiando‑nos em várias teorizações das características da autobiografia na literatura e no teatro e da presença cênica e suas interligações com o feminismo, concluímos que o espetáculo faz parte de uma canjira política do teatro brasileiro, que nos últimos 20 anos tem proposto uma estÉtica de encruzilhada.

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Biografia do Autor

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia

Membro do GT Arte y Política da CLACSO e especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ES). Investigador Pleno do do CULT - Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, da UFBA, e Investigador Colaborador do ILCML - Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/). É Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia.  É Coordenador do NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (UFBA) e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES.

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ator e investigador da ATeliê voadOR Teatro.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Thürler, D., & Woyda, D. (2023). O REAL, O TEATRO E A CANJIRA POLÍTICA: O DISCURSO PROVOCADO EM STABAT MATER. Repertório, 1(40). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/48944