Baubo e o Fogo: A celebração da deusa vulva em Sonhares
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.47672Palavras-chave:
ambivalência, dramaturgia, feminino, grotesco, risoResumo
Partindo do mito grego de Baubo e do universo simbólico associado ao elemento fogo, o artigo aborda aspectos da criação de uma cena do espetáculo Sonhares, apresentando e discutindo relações entre a dramaturgia construída e as fontes provocadoras do processo. Para tal são visitados temas, imagens e conceitos como o riso, o grotesco, o obsceno sagrado, a ambivalência, o feminino, a vulva, que são abordados a partir de autores como Estés, Bachelard, Bakhtin, etc..
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do Fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
____________________. A Água e os Sonhos. Ensaio sobra a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BACKTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Universidade de Brasília, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Rabelais and His World. Traduzido do Tvorchestvo Fransua Rable, Moscow, Khudozhestvennia Literatura, 1965. Indiana University Press, First Midland Book Edition: 1984.
COSTA FILHO, Francisco Carlos. A estética do grotesco como meio para potencializar a expressividade no corpo cênico. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
CURI, Alice Stefânia. Traços e devires de um corpo cênico. Brasília: Ed Dulcina, 2013.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
MACEDO, José Rivair. Riso ritual, cultos pagãos e moral cristã na alta idade média, in Boletim do CPA, Campinas, no 4, jul./dez. 1997,
MAGALHÃES, Leonel Antunes. Nietzsche: Baubo contra o Crucificado, in Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 11, no 2, p. 52-69, 2018.
PETRY, Isadora Raquel. A verdade como mulher: pensando uma ética da diferença, in Nietzsche DOSSIÊ, Ensaios Filosóficos, Volume XIX – Julho/2019
RABELAIS, François. Gargantua. Trad. Aristildes Lobo. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
VALADARES, Alexandre Arbex. A doutrina dos elementos entre a poética e a epistemologia de Gaston Bachelard. In Kriterion vol.55 no.130 Belo Horizonte Dec. 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alice Stefânia Curi, Francisco Carlos Costa Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.