<b>O valor da percepção do corpo para o conhecimento do espaço cênico: uma contribuição para a preparação vocal de atores de teatro baseada no pensamento de Merleau-Ponty</b> <br>[Rosângela Gonçalves, Iris Lima e Silva, Fabrício Cardoso, Heron Beresford]
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i14.4669Resumo
Segundo Merleau-Ponty, a interação dos sentidos para a percepção é a base do conhecimento intuitivo. O autor nos faz ver que o corpo é a nossa principal referência espacial e que o espaço deve ser compreendido não só a partir dele, mas também como sua própria extensão, em uma compreensão fenomenológica, apoiada na experiência corporal e vivencial. Sendo o conhecimento do espaço cênico aspecto essencial para o ator de teatro bem projetar a sua voz, este artigo teve por objetivo avaliar o papel da percepção neste sentido, com o propósito de contribuir para a preparação vocal desses profissionais. Para assegurar a consecução de tal objetivo, foi realizado um estudo exploratório, operacionalizado por meio de uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a percepção do corpo, como primeira via de acesso ao mundo e, portanto, como fulcro central para apreender a realidade, mostra-se como um valor para atores de teatro conhecer o espaço cênico e bem projetar a voz.According to Merleau-Ponty, the sense's interaction to perception is the basis of intuitive knowledge. The author makes us see that the body is our main reference space and that space must be understood not only from him, but also as his extension, in a phenomenological vision, based on the bodily experience and perception. As the knowledge of the scenic space is essential to a good projection of the theater actors' voice, this article aims to evaluate the role of perception for this, to contribute for voice preparation. We carried out an exploratory study through a literature search. It was concluded that the body's perception, as the first access to the world and, therefore, as central fulcrum to apprehend the reality, it reveals as a value for theater actors to knowledge the scenic space and to project the voice well.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-11-03
Como Citar
Repertório, T. & D. (2010). <b>O valor da percepção do corpo para o conhecimento do espaço cênico: uma contribuição para a preparação vocal de atores de teatro baseada no pensamento de Merleau-Ponty</b> <br>[Rosângela Gonçalves, Iris Lima e Silva, Fabrício Cardoso, Heron Beresford]. Repertório, (14), 80–84. https://doi.org/10.9771/r.v0i14.4669
Edição
Seção
SALA DE ENSAIOS
Licença
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.