A sensação de realidade causada por corpos digitais.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.46429Palavras-chave:
Teatro, efeito de presença, personagem virtual, Denis Marleau, 4DArt.Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre o efeito de presença do ator que emerge a partir da fusão do teatro com a linguagem cinematográfica. Esta nova dimensão da presença no palco foi pesquisada, sob o ponto de vista do ator, a partir do surgimento de personagens virtuais na cena. Desta forma, o estudo é desenvolvido a partir das encenações “A Tempestade", de 4DArt, e “Os Cegos”, de Denis Marleau. Os espetáculos foram escolhidos por conta de suas diferentes formas de captação e projeção das imagens em vídeo, que possibilitam qualidades distintas de presença e de convívio entre ator-espectador. Por fim, é esperado, também, que o estudo propicie subsídios analíticos para a investigação das novas possibilidades deste “teatro-digital” e das tendências que se desanuviam em um futuro próximo de evolução tecnológica e diversificação técnica.
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