Dramaturgias sem fronteiras: reorganizando horizontes

Autores

  • Ivani Santana
  • George Mascarenhas Escola de Teatro/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES/Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-1189-0163

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.45775

Resumo

Pensar numa dramaturgia expandida é, talvez, compreender que os artistas da cena são inventores que articulam com um entrelaçado de conhecimentos disponíveis no mundo, demonstrando que a contemporaneidade está para além de definições fixas. Esses artistas percebem a necessidade de olhar para além dos limites pretensos para suas linguagens, pois não têm interesse de aceitar barreiras empoeiradas por ditames de antigas convenções. Afinal, o que realmente delimitaria uma proposição artística se não a própria possibilidade criativa de uma pessoa?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Mascarenhas, Escola de Teatro/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES/Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas (PPGAC/UFBa), Mestre em Artes - Teoria e História da Arte pela Universidade Federal da Bahia (1999), Formado em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique (Londres)(1998), Licence de Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne-Nouvelle - Paris III (1995). Atuou como professor do curso de teatro da Faculdade Social da Bahia (2004-2010), prof. substituto no Bacharelado em Interpretação Teatral (2006) e Bacharelado Interdisciplinar em Artes (2010) da Universidade Federal da Bahia e professor efetivo da Licenciatura em Teatro da UFS (de 2010 a 2014). Desde 2014, é Professor Adjunto na Escola de Teatro e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e do Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES - UFBA/UDESC). Pesquisador de processos criativos a partir da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, do teatro físico e de estudos de dramaturgia, contemplado com a bolsa de pesquisa PROPESQ/PROPCI/UFBA/FAPEX (2017-atual). Integra o Grupo de Pesquisa GIPE-CIT (cadastrado no DGP/CNPq). Coordenador do Colegiado de Graduação da Escola de Teatro da UFBA (2015-atual). Editor-chefe da Revista Repertório do PPGAC/UFBA (2018-atual). Ator, diretor teatral e preparador de elencos com participação em cerca de 40 produções teatrais, é também diretor artístico da Mimus-Companhia de Teatro, grupo de investigação cênica da mímica corporal, e coordenador da Revista Mimus, publicação online gratuita de mímica e teatro físico. Atua como Representante no Brasil da World Mime Organization - WMO, organização sem fins lucrativos e parceira oficial do International Theatre Institute - ITI/UNESCO.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Santana, I. ., & Mascarenhas, G. (2021). Dramaturgias sem fronteiras: reorganizando horizontes. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.45775

Edição

Seção

Editorial