Uma conversa sobre a experiência e o tempo do espectador no teatro contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43658

Palavras-chave:

Artes Cênicas. Contemporaneidade. Experiência. Memória. Tempo.

Resumo

Resumo: Inspirado no texto “Por uma pedagogia da pergunta”, de Paulo Freire e Antonio Faundez, o grupo de pesquisa O Círculo instaura uma conversa sobre o tempo no teatro de (e do) agora, elegendo a memória e a experiência como disparadores, já que nossa leitura-base para este artigo-diálogo são os livros “O Aroma do Tempo” (2016), de Byung-Chul Han, e “Memória e Vida” (2006), de Henri Bergson. Para tanto, abordamos temporalidades atravessadas por nossas experiências em montagens vistas em ato ou on-line.

Palavras-chaves:  Artes Cênicas. Contemporaneidade. Experiência.  Memória. Tempo.

 

Abstract: Inspired by the text “Por uma pedagogia da pergunta”, by Paulo Freire and Antonio Faundez, The Circle research group establishes a conversation about time in contemporary theater, choosing memory and experience as triggers, since our basic reading for this article-dialogue are “O Aroma do Tempo” (2016), by Byung-Chul Han, and “Memória e Vida” (2006), by Henri Bergson. For that, we approach temporalities crossed by our experiences lived in person or online.

Key-words:  Performing Arts. Contemporaneity. Experience. Memory. Time.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane de Fátima Martins, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (2012), no qual pesquisou o hibridismo das linguagens artísticas, principalmente entre as Artes Cênicas e Visuais. Atualmente cursa doutorado em Artes da Universidade de São Paulo, pesquisando o comportamento social frente a intervenções urbanas, além de integrar o grupo de pesquisa O Círculo Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena, e do Laboratório de Práticas Performativas, ambos do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. Também cursa o MBA em Gestão Escolar na USP/Esalq.

Felisberto Sabino da Costa, Universidade de São Paulo

Especialização em teatro e dança pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2006). Em 2001, realiza um estágio de pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, atuação com objetos e teatro de animação. Coordenador de O Círculo - Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena.

Ipojucan Pereira da Silva, Universidade de São Paulo Anhembi Morumbi

Bacharel, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Desenvolve uma pesquisa sobre Mascaramento Espacial, que envolve Teatro Físico, Dança Contemporânea, Performance e Teatro de Formas Animadas. Ator e diretor, trabalhando com artes cênicas em São Paulo desde 1992, conduz nos últimos anos o Grupo Teatral Isla Madrasta, no qual desenvolve um trabalho de pesquisa centrado no corpo do ator como centro de criação, combinado com linguagens físicas, tais como Teatro de Formas Animadas, Clown, Commédia Dell?Arte, Mímica, etc.

Rudson Marcelo Duarte, Universidade de São Paulo

Ator e Diretor Teatral. Graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), com dissertação denominada "No teatro, todo corpo é máscara: Uma abordagem sobre o Corpo-Máscara no Théatre du Soleil, e realiza sua licenciatura pela faculdade Mozarteum. Atua como docente desde 2000 nas áreas de Interpretação Teatral, Teatro Físico, Máscara (Neutra e Expressiva), História do teatro e filosofia da arte, ministrando aulas no SENAC (Unidade Lapa Scipião) e na Escola Recriarte.Atualmente é Coordenador Artístico pedagógico do programa Vocacional, da Divisão de Formação da Secretária Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Pesquisador de procedimentos de atuação participa desde 2015 do "O Círculo", Núcleo de Pesquisa das Artes híbridas da Cena da Universidade de São Paulo. É diretor do Ovo Núcleo de Investigação Teatral, Cia criada para estudar a linguagem da máscara, com a intersecção da utilização de procedimentos da dança brasileira, tais como "Bumba meu boi", "cavalo marinho" etc. Atua principalmente nos seguintes temas: Teatro, Máscara, Hístoria do Teatro, Dramaturgia, Performance e Teatro colaborativo.

Ivana Moura Alves, Universidade de São Paulo

Ivana Moura Alves é jornalista, crítica de teatro, escritora, artista e produtora cultural. Idealizadora e editora do Satisfeita, Yolanda? (www.satisfeitayolanda.com.br), blog de crítica teatral e áreas afins. Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ? USP. Mestra em Letras / Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE (2005). Especialista em Jornalismo e Crítica Cultural pela UFPE (2004). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap (1985). Autora do livro Osman Lins, o matemático da prosa e da peça O Crepúsculo de Van Gogh. Adaptou e codirigiu o espetáculo Os Desastres de Sofia, inspirado em conto de Clarice Lispector. Integra a Associação Internacional de Críticos de Teatro - AICT-IACT (aict-iatc.org), filiada à UNESCO. Atuou como repórter, editora-assistente e editora de Cultura do jornal Diário de Pernambuco (1989-2013). Possui experiências profissionais na área de Comunicação e Jornalismo, Artes Cênicas e Literatura. Opera como free lancer desde janeiro de 2013.

Danilo Corrêa Pinto, Universidade de São Paulo

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Graduação em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduação em Letras licenciatura plena Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia. Participante do Grupo de Pesquisas O Círculo, coordenado pelo Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Formado em Atuação pela SP Escola de Teatro. Professor, ator, diretor e dramaturgo. Pesquisador das máscaras, cultura popular, carnaval, corpo, discursos e texto.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Martins, C. de F., da Costa, F. S., da Silva, I. P., Duarte, R. M., Alves, I. M., & Corrêa Pinto, D. (2022). Uma conversa sobre a experiência e o tempo do espectador no teatro contemporâneo. Repertório, 1(37). https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43658

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE