A arte visionária de Josef Svoboda

Autores

  • Gabriela Lirio Gurgel Monteiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43436

Palavras-chave:

artes da cena, tecnologia, intermidialidade, cena cinética, vanguardas históricas.

Resumo

O artigo analisa a trajetória artística de Josef Svoboda (1920-2002) e sua contribuição para o pensamento sobre as artes da cena e a tecnologia. Tendo como pressuposto o que nomeou como “filosofia da obra”, o artista tcheco não apenas desenvolve dispositivos cinéticos, como investiga a relação entre espaço e público ao realizar espetáculos com o uso de diversas técnicas de projeção de imagens. A relevância de sua obra pode ser notada no teatro contemporâneo por meio do diálogo com as vanguardas históricas, nas quais Svoboda é um dos artistas mais geniais. Enfatizo a necessidade de uma revisão histórica para a análise da complexidade e diversidade da produção artística contemporânea, alicerçada em uma busca que visa a conjurar o experimental e o político, a tecnologia e a dramaturgia das imagens, a intermidialidade e artesania do trabalho atoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Lirio Gurgel Monteiro, UFRJ

Gabriela Lírio Gurgel Monteiro é fundadora e Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). É Coordenadora Geral da Pós-Graduação da Escola de Comunicação. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Publicou em 2017, o minilivro de poesia Caderno de Viagem (7Letras, 2017). Desenvolve atualmente a pesquisa Teatro e Tecnologia (CAPES) e Autobiografia na cena contemporânea. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) (1995), Mestrado em Letras (1999), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado sanduíche - Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002), sob orientação de Georges Banu. Em 2016, concluiu Estágio Sênior (CAPES/2016), com supervisão de Josette Féral, na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle. É membro pesquisador do projeto Labex ARTS-H2H La performance théâtrale au musée : une nouvelle médiation transculturelle, criado por Katia Legeret, na Université Paris 8 - Saint Denis.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Lirio Gurgel Monteiro, G. (2022). A arte visionária de Josef Svoboda. Repertório, 1(37). https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43436

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE