Ballet online e capital social em tempos de pandemia

Autores

  • Rebeca Recuero Rebs Universidade Federal de Pelotas (Programa de Pós-Graduação em Artes)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43278

Palavras-chave:

Ballet Clássico, Capital Social, Pandemia, Cibercultura, Valores Sociais.

Resumo

Busca-se compreender os capitais sociais potencializados na articulação entre a dinâmica social da internet e o ensino da dança clássica diante da situação mundial de distanciamento social causada pelo novo coronavírus. Discute-se valores sociais atrelados aos conceitos de capital social na dinâmica do ballet e na sua transformação/adaptação no ciberespaço. Parte-se de uma Netnografia em uma escola de dança clássica que, devido à pandemia, teve que se adaptar ao contexto online para manter suas atividades. Percebeu-se que o ensino do ballet mediado pela internet aponta para a ressignificação dos tipos de capital social priorizados por esta arte na internet, incidindo em novos formatos para suas manifestações culturais, artísticas e sociais na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Recuero Rebs, Universidade Federal de Pelotas (Programa de Pós-Graduação em Artes)

Professora da Universidade Federal de Pelotas dos cursos de Cinema e Audiovisual, Cinema de Animação e do curso de Dança. É também pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. É  Pós-Doutora em Letras e possui mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação com ênfase em pesquisas em torno das tecnologias e audiovisualidades. É líder do grupo de pesquisa PRACIBER – Produções Audiovisuais na Cibercultura. 

 

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Rebs, R. R. (2022). Ballet online e capital social em tempos de pandemia. Repertório, 1(37). https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43278

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE