Dramaturgia do Ritmo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38193

Palavras-chave:

Animismo, Ritmo, Transdisciplinaridade, Processo de criação, Decolonialismo

Resumo

Aborda-se, aqui, a pesquisa e desenvolvimento de uma dramaturgia do ritmo, enredada nas tessituras transdisciplinares das criações [título do espetáculo removido para avaliação] e [título do espetáculo removido para avaliação]. De caráter prático-teórico, no campo poético entre a dança, o desenho, a arte sonora e a cenografia digital, a pesquisa partiu da vivência orgânica e imagética do corpo que dança em meio às forças geradas no encontro vibracional do ritmo sonoro com o ritmo motriz – na zona de contato com cosmologias animistas africanas, afro-americanas e afro-ameríndias brasileiras. Diferentemente do antropocentrismo, o cerne do animismo não seria o homem mas a sociabilidade entre todos os seres – na qual o ritmo é um elemento primordial das relações. Por meio do entrelaçamento de práticas artísticas contemporâneas com a multiplicidade de agenciamentos e alteridades que caracterizam o animismo, buscou-se trabalhar transdisciplinarmente uma dramaturgia do ritmo, envolvendo práticas e circuitos diversos. Desta forma, mediante a interlocução de saberes animistas na gênese da criação artística, foi elaborada uma perspectiva decolonial do ritmo no campo expandido da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane da Cunha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Artista transmídia, Christiane da Cunha é doutoranda em Artes Cënicas na UNIRIO, mestre em “Estudos Contemporâneos das Artes” pela UFF e pós graduada “Artes da Performance” pela DasArts, Holanda.

André Gardel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

André Gardel é professor Associado II do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. É escritor, com 12 livros publicados, cantor e compositor de música popular.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Cunha, C. da, & Gardel, A. . (2021). Dramaturgia do Ritmo. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38193

Edição

Seção

EM FOCO