Beckett e Oida: o desamparo como dissolvência do real

Autores

  • Rodrigo Pocidônio
  • Matteo Bonfitto Universidade Estadual de Campinas /Professor Titular Departamento de Artes Cênicas http://orcid.org/0000-0001-5961-1082

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38187

Palavras-chave:

Samuel Beckett, Yoshi Oida, Desamparo, Real, Ficção.

Resumo

Esse artigo, escrito no fluxo de um jogo, adota como metodologia a ‘Prática como Pesquisa’, olhar que pode ser visto como sendo de matriz fenomenológica e que faz das experiências psicofísicas ignições concretas de elaborações e invenções. O objetivo aqui é perceber o processo criativo do espetáculo Fim de Partida - a partir do olhar de dois atores que o vivenciaram - como sendo gerador de campos dramatúrgicos, que envolvem nesse caso, além da fricção entre o texto de Samuel Beckett e a encenação de Yoshi Oida, também o escancaramento de múltiplos jogos de representação. À guisa de conclusão abrimos a questão de que talvez tais jogos, uma vez expostos, permitam a percepção da noção de ‘desamparo’ visto enquanto abertura perceptiva e criem espaço para a emergência de dissolvências no âmbito do assim chamado real.

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Biografia do Autor

Rodrigo Pocidônio

Rodrigo de Oliveira e Silva (em artes Rodrigo Pocidônio) é ator, dramaturgo e pesquisador. É mestre em artes da cena pela Unicamp (2014) e bacharel em artes cênicas pela Unicamp (2010). Desde a graduação vem desenvolvendo pesquisas acerca do universo das tradições das máscaras do ator popular circense e as possibilidades de releitura destas tradições dentro da perspectiva do teatro contemporâneo. Produziu dois projetos de iniciação científica, um com bolsa do CNPq (2008) e outro com bolsa da FAPESP (2009) e um mestrado intitulado "A Traição da Tradição: Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular", sob a orientação do Prof. Dr. Matteo Bonfitto Jr., com bolsa da FAPESP (2014). Em paralelo a essas produções acadêmicas teve uma intensa produção artística, sobretudo na cia. Academia de Palhaços, cia. teatral que fundou em 2007 e na qual permaneceu até 2018. Nesta companhia produziu mais de dez espetáculos teatrais como ator, dramaturgista e diretor artístico, em processos de pesquisa cênica no campo de fricção do universo as tradições das máscaras do ator popular circense e as possibilidades de releitura destas tradições dentro da perspectiva do teatro contemporâneo. Estas produções foram financiadas pelas principais leis de incentivo e editais públicos e privados de apoio a cultura do país como Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, ProAC/SP, Sesi/SP, SESI/RJ, Petrobrás Distribuidora de Cultura, Caixa Cultural, Itaú Cultural, Lei Rouanet e indicadas e vencedoras de alguns dos principais prêmios de teatro do país como Shell/SP, Aplauso Brasil/SP e APTR/RJ etc. Também tem participações internacionais como ator em festivais de teatro como o World Stage Design Taiwan 2017 e o XVIII Festival de Teatro de La Habana de Cuba 2019. Atualmente circula com o espetáculo Fim de Partida de S. Beckett, encenação de Yoshi Oida, que estreiou em setembro de 2019 no Sesc Ipiranga/SP.

Matteo Bonfitto , Universidade Estadual de Campinas /Professor Titular Departamento de Artes Cênicas

Matteo Bonfitto é Ator-Performer, Diretor Teatral e Prof. Titular do Instituto de Artes da Unicamp. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e a graduação no DAMS - Departamento de Arte, Música e Espetáculo - Università degli Studi di Bologna - Itália. É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Doutor (PhD) pela Royal Holloway University of London - Inglaterra. Além do trabalho artístico apresentado no Brasil e no exterior, tem vasta experiência na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação do ator-performer. Publicou inúmeros artigos sobre esse tema, bem como os livros "O Ator Compositor" (Perspectiva, 2002), "A Cinética do Invisível" (Perspectiva, 2009) - publicado também em inglês "The Kinetics of the Invisible" (Peter Lang, 2016) - e "Entre o Ator e o Performer" (Perspectiva, 2013). É membro da International Federation for Theatre Research e do Performance Studies International, e do Corpo Editorial da Revista Performance and Mindfulness da University of Huddersfield, Inglaterra. Desenvolveu pesquisas em nível de pós-doutorado junto ao The Graduate Center - CUNY, New York City (2010), Freie Universität, Berlim (2012) e Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2014). Parecerista ad-hoc da Capes, do CNPq e da Fapesp, é lider do Grupo de Pesquisa do CNPq "Os Processos Criativos nas Artes da Cena e os Saberes da Prática", Bolsista PQ 2 do CNPq e um dos fundadores do Performa Teatro - Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica (www.performateatro.org).

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Pocidônio, R. ., & Bonfitto , M. (2021). Beckett e Oida: o desamparo como dissolvência do real. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38187

Edição

Seção

EM FOCO