A dramaturgia nos meios audiovisuais e seu sistema de significação

Autores

  • Ana Cláudia Silva Cavalcante Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Bolsista do PNPD

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.37673

Palavras-chave:

Teledramaturgia - Semiótica - Artes Cênicas - Cinema - Teatro

Resumo

O artigo Identifica os principais elementos que compõem a gramática da ficção audiovisual, destacando que as escritas dramatúrgicas feitas para cinema e televisão se desenvolvem em três dimensões: a dimensão visual ou imagética, a dimensão sonora, além da construção verbal que lastreia a encenação, o que possibilita a descrição de circunstâncias, estados emocionais, definição de ambientes, construção de personagens e a composição de diálogos. Essas três dimensões constituem um sistema complexo de significação. O estudo colabora com a compreensão das especificidades da linguagem audiovisual, evidenciando diálogos, no sentido proposto por Mikhail Bakhtin, travados entre os primórdios do cinema e outras modalidades artísticas, tais como o teatro, a dança e as artes pictóricas.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Silva Cavalcante, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Bolsista do PNPD

Atriz e jornalista, Ana Cláudia Silva Cavalcante é doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC). Atualmente é pesquisadora ligada ao PNPD/ Capes.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

Cavalcante, A. C. S. (2022). A dramaturgia nos meios audiovisuais e seu sistema de significação. Repertório, 1(37). https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.37673

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE