DENTRO E FORA DA LONA: CONTINUIDADES E TRANSFORMAÇÕES NA TRANSMISSÃO DE SABERES A PARTIR DAS ESCOLAS DE CIRCO
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v1i34.35551Palavras-chave:
Circo, Educação, Saberes circenses, Formação, História do CircoResumo
Neste artigo abordamos a presença e a influência dos saberes e práticas dos artistas do circo-família tanto na criação das escolas de circo para fora da lona a partir de fins da década de 1970, como na formação e na produção dos artistas circenses oriundos dessas escolas, que por conseguinte encabeçaram suas produções artísticas com reinvenções, diálogos e incorporações constantes em conformidade com a produção da linguagem circense no seu caráter polissêmico e polifônico. Para a sustentação das análises e perspectivas aqui apresentadas baseamo-nos diretamente no estudo e cruzamento de diferentes fontes de pesquisa a exemplo de artigos científicos, livros, registros legislativos, decretos e códigos estatutários. Buscamos assim evidenciar que na constituição de novos modos e estruturas de se ensinar circo, o protagonismo dos saberes dos circenses que viviam em itinerância com suas famílias esteve presente como matriz da organização e estruturação dessas escolas e que as produções circenses contemporâneas estão também atravessadas pelos saberes de diferentes períodos e contextos, criando uma ligação que evidentemente pode ser debatida diante de suas particularidades, suas virtudes e limitações.
Palavras Chave: Circo; Educação; Saberes circenses; Formação, História do Circo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.