O modo de atuação melodramático: pistas em Les enfants du Paradis (Marcel Carné,1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i34.35533

Palavras-chave:

Atuação, Melodrama, O Boulevard do Crime.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo empreender uma análise sobre o modo de atuação melodramático francês no início do século XIX, estabelecendo um diálogo com cenas-chave do filme O Boulevard do Crime (Les enfants du Paradis, Marcel Carné, 1945). Com base em metáforas propostas no roteiro de Jacques Prévert e na direção de Carné, estabelecem-se reflexões sobre a estrutura do melodrama do Boulevard du Crime: corpo e voz na cena melodramática, manutenção e ruptura de paradigmas de atuação, tensionamentos entre composição atorial e dramaturgia, aspectos de formação de atrizes e atores. Essas pistas configuram-se como importantes fontes para os Laboratórios Experimentais e as oficinas sobre a atuação melodramática, vinculados ao Projeto de Pesquisa Sentidos do melodrama (UniRio; CNPq; Faperj; Capes).

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Biografia do Autor

Paulo Merisio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; CNPq

Doutor em Artes Cênicas (UNIRIO); Professor do Departamento do Ensino de Teatro/ PPGAC/ PPGEAC - UNIRIO; Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Merisio, P. (2020). O modo de atuação melodramático: pistas em Les enfants du Paradis (Marcel Carné,1945). Repertório, 1(34). https://doi.org/10.9771/r.v1i34.35533

Edição

Seção

EM FOCO