Recorrentes vias de comoção da plateia em espetáculos de Teatro Musical

Autores

  • Tiago Elias Mundim Universidade de Brasília / Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
  • César Lignelli Universidade de Brasília / Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32422

Palavras-chave:

teatro musical, comoção, plateia, ator-cantor-bailarino, imersão

Resumo

Buscando uma compreensão das recorrentes vias de comoção da plateia nos espetáculos de Teatro Musical, em que a música, a dança e a interpretação são combinadas com os efeitos visuais, tecnológicos e cenográficos, proporcionando uma experiência de imersão no evento que está sendo apresentado, este trabalho propõe um levantamento de princípios para a compreensão do funcionamento desses elementos na comunicação e no contágio emocional entre o ator-cantor-bailarino e o público desta vertente teatral. Apresentamos a música como um forte condutor emotivo nesse contágio da plateia, sendo, de acordo com estudos advindos da Neurociência, um veículo responsável pelo desencadeamento involuntário de emoções a partir da incitação de processos fisiológicos estimulados pelo som. Estes são ainda ampliados pela dança, intensificando os modos de expressão das emoções e possibilitando ferramentas para a atuação conectar todos os elementos do espetáculo em prol da construção de uma mimese aristotélica que perpassa a noção de imitação e atinge a criação de uma nova realidade no palco a partir da presença viva dos atores-cantores-bailarinos em cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Elias Mundim, Universidade de Brasília / Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

Tiago Elias Mundim - Pós-Doutorando do PPG-CEN da UnB (2019). Doutor em Arte Contemporânea pelo PPG-Arte da UnB (2018). http://lattes.cnpq.br/0586365487485364 - tiago.elias.mundim@gmail.com

César Lignelli, Universidade de Brasília / Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

César Lignelli - Pós-Doutor pelo Prog. Avançado de Cultura Contemp. UFRJ (2014-2015). Doutor em Educação e Comunicação - FE/UnB (2011). http://lattes.cnpq.br/2723749173803350 - cesarlignelli@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Mundim, T. E., & Lignelli, C. (2019). Recorrentes vias de comoção da plateia em espetáculos de Teatro Musical. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32422

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE