Vestígios de Memória
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32365Palavras-chave:
Cenografia, Teatro, Licenciatura, Memória, SergipeResumo
Este artigo é resultado da pesquisa intitulada Vestígios de luz e sombra: estudo com licenciandos de teatro sobre a noção de cenografia a partir de rememorações das primeiras experiências teatrais, desenvolvida em 2018.2 e 2019.1 na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo de investigar o impacto dos aspectos visuais dos primeiros espetáculos teatrais assistidos pelos estudantes de Licenciatura em Teatro da UFS e de que maneira essas experiências estéticas influenciam na percepção deles sobre o significado de cenografia. A coleta de dados foi efetuada de acordo os princípios da investigação quali-quantitativa; assim, além de conversas informais, foi realizada uma enquete com os discentes. O estudo revelou, dentre outras questões, que a assiduidade teatral dentre os estudantes é relativamente baixa, apesar de ter ocorrido um aumento discreto na frequência após o ingresso no curso. Além disso, indicou que os parâmetros de espetáculos são predominantemente locais e os temas que destacam a cultura nordestina são os preferidos. Assim, apesar disso ou graças a isso, a percepção deles de cenografia ultrapassa os espetáculos grandiosos e abarcam também as produções visualmente mais simples, bem como os espetáculos realizados fora do edifício teatral convencional.
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