O modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick no contexto do ensino de dança

Autores

  • José Rafael Madureira UFAL

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32011

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino de Arte, Keith Swanwick, Modelo C(L)A(S)P, Dança, Música, Cultura, Educação.

Resumo

O ensino de dança, no Brasil, tem se pautado na Abordagem Triangular que, como se sabe, foi concebida para o ensino de artes visuais. No campo da educação musical, o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick tem sido acolhido como um novo paradigma para os educadores brasileiros. O modelo C(L)A(S)P, no idioma original (inglês), indica graficamente que o ensino de música deve abarcar três parâmetros centrais - Composição (C), Apreciação (A) e Performance (P), e dois parâmetros periféricos - Estudos Acadêmicos (L) e Conquista de Habilidades (S). Esses parâmetros ampliam significativamente a Abordagem Triangular, pois a música, como arte do tempo e da oralidade, está mais próxima da dança do que as artes visuais, uma ideia que será desenvolvida neste artigo de revisão com o propósito de problematizar e expandir as fronteiras do ensino de dança para outros territórios. Assim como o modelo C(L)A(S)P de Swanwick tem inspirado os educadores musicais brasileiros a reinventar o ensino de música, espera-se que professores de dança também se beneficiem dessas instigantes e originais ideias-chave que ratificam e complementam a Abordagem Triangular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rafael Madureira, UFAL

José Rafael Madureira é professor do curso de Licenciatura em Dança do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas. Possui mestrado e doutorado em Educação, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas e é pesquisador-líder do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música desde 2010. Estuda a Rítmica de Jaques-Dalcroze, a Estética Aplicada de François Delsarte e a Coreologia de Laban, tendo publicado diversos artigos e traduções de referência em periódicos especializados. Contato: joserafaelmadureira@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Madureira, J. R. (2019). O modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick no contexto do ensino de dança. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32011

Edição

Seção

EM FOCO