O modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick no contexto do ensino de dança
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32011Palavras-chave:
Metodologias de Ensino de Arte, Keith Swanwick, Modelo C(L)A(S)P, Dança, Música, Cultura, Educação.Resumo
O ensino de dança, no Brasil, tem se pautado na Abordagem Triangular que, como se sabe, foi concebida para o ensino de artes visuais. No campo da educação musical, o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick tem sido acolhido como um novo paradigma para os educadores brasileiros. O modelo C(L)A(S)P, no idioma original (inglês), indica graficamente que o ensino de música deve abarcar três parâmetros centrais - Composição (C), Apreciação (A) e Performance (P), e dois parâmetros periféricos - Estudos Acadêmicos (L) e Conquista de Habilidades (S). Esses parâmetros ampliam significativamente a Abordagem Triangular, pois a música, como arte do tempo e da oralidade, está mais próxima da dança do que as artes visuais, uma ideia que será desenvolvida neste artigo de revisão com o propósito de problematizar e expandir as fronteiras do ensino de dança para outros territórios. Assim como o modelo C(L)A(S)P de Swanwick tem inspirado os educadores musicais brasileiros a reinventar o ensino de música, espera-se que professores de dança também se beneficiem dessas instigantes e originais ideias-chave que ratificam e complementam a Abordagem Triangular.
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