O exercício final enquanto lugar de aprendizagem: uma experiência teatral que envolveu alunos não-atores e público

Autores

  • António Branco Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32001

Palavras-chave:

formação teatral de não-atores, autenticidade, grupo, público, educação artística

Resumo

No presente artigo, apresento a especificidade dos exercícios finais de um curso ministrado numa universidade pública portuguesa, a [NOME DA INSTITUIÇÃO], também ele com caraterísticas especiais: baseado num método teatral altamente especializado, dirige-se a adultos não-atores, com a finalidade de lhes proporcionar o que foi designado por “visita guiada ao ofício do ator”. Dessa natureza do curso decorreu a necessidade de uma profunda reflexão que possibilitasse a adaptação pedagógica das finalidades artísticas do referido método, sobretudo no que diz respeito a duas das suas dimensões essenciais – a conceção de grupo e a demanda da autenticidade -, àquele contexto particular, incluindo um rigoroso enquadramento do objeto final, apresentado publicamente. Essa reflexão e as decisões dela decorrentes conferiram aos exercícios finais uma identidade própria e bem definida, de que aqui dou conta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Branco, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve (Portugal)

Ator, encenador, professor e investigador no Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Faro, Portugal). Doutoramento em Literatura, agregação em Artes. Foi reitor da universidade (2013-2017).

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Branco, A. (2019). O exercício final enquanto lugar de aprendizagem: uma experiência teatral que envolveu alunos não-atores e público. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32001

Edição

Seção

EM FOCO