O exercício final enquanto lugar de aprendizagem: uma experiência teatral que envolveu alunos não-atores e público
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32001Palavras-chave:
formação teatral de não-atores, autenticidade, grupo, público, educação artísticaResumo
No presente artigo, apresento a especificidade dos exercícios finais de um curso ministrado numa universidade pública portuguesa, a [NOME DA INSTITUIÇÃO], também ele com caraterísticas especiais: baseado num método teatral altamente especializado, dirige-se a adultos não-atores, com a finalidade de lhes proporcionar o que foi designado por “visita guiada ao ofício do ator”. Dessa natureza do curso decorreu a necessidade de uma profunda reflexão que possibilitasse a adaptação pedagógica das finalidades artísticas do referido método, sobretudo no que diz respeito a duas das suas dimensões essenciais – a conceção de grupo e a demanda da autenticidade -, àquele contexto particular, incluindo um rigoroso enquadramento do objeto final, apresentado publicamente. Essa reflexão e as decisões dela decorrentes conferiram aos exercícios finais uma identidade própria e bem definida, de que aqui dou conta.
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