Entre o agradável e o pseudo-estético: uma dialética própria do campo da arte
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.31971Palavras-chave:
Pseudo-estético, Efeito Agradável, Efeito catártico, Produção e recepção artística, Singularidade privada.Resumo
O artigo, de caráter teórico bibliográfico, debate com Lukács o subitem Ciclo problemático do agradável, contido no capítulo 14 de sua Grande Estética. A comunicação objetiva aclarar a relação entre o estético e o agradável, o que possibilita problematizar o conceito de pseudo-estético. Essa problemática é imprescindível para o debate sobre a arte, dado que ilumina as criações humanas que, mesmo sem atingir a reflexão artística, cumprem uma missão importante para a vida cotidiana. Para atingir o objetivo, a comunicação se apoia em uma leitura imanente do autor, destacando a relação entre o Antes e o Depois do efeito catártico. Sobre o desenvolvimento dessa tematização, a exposição aponta para a importância do efeito agradável para a vida cotidiana e, em consequência disso, para a produção e recepção artística; indicando, entretanto, as distinções e aproximações entre o estético e o agradável.
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