Angel Vianna: da expressão corporal aos jogos corporais e à conscientização do movimento na dança contemporânea

Autores

  • Ana Vitória Silva Freire Faculdade Angel Vianna - FAV

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26829

Palavras-chave:

Dança, Corporeidade, Autoconhecimento, Inclusão, Terapias e Práticas somáticas.

Resumo

 

Resumo

 O seguinte ensaio nos conta como Angel Vianna, bailarina, coreógrafa, pesquisadora e mestra da dança aprofunda seu conhecimento na arte a partir do entendimento da necessidade de um corpo mais sensível a sua organicidade e singularidade expressiva, e como este processo dá contorno a sua prática pedagógica que começa nos anos de 1950 com a parceria de seu companheiro de vida e de arte Klauss Vianna, atravessa os anos de 1970 com o acontecimento da expressão corporal e chega até os dias atuais com as interdisciplinaridades das diversas práticas somáticas. Neste sentido o texto ressalta que todo deslocamento feito por Angel para alinhar sua filosofia de vida a sua prática artística está apoiada na dança e como a partir deste entendimento ela contribui para uma maior consciência crítica e estética no campo da criação da dança contemporânea brasileira.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Vitória Silva Freire, Faculdade Angel Vianna - FAV

Artista coreógrafa, bailarina e pesquisadora em artes. Dra. em Artes Cênicas pela UNIRIO. Coordenadora da Pós-Graduação de Preparação Corporal nas Artes Cênicas - PCA da FAV.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Freire, A. V. S. (2018). Angel Vianna: da expressão corporal aos jogos corporais e à conscientização do movimento na dança contemporânea. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26829

Edição

Seção

PERSONA