Angel Vianna: da expressão corporal aos jogos corporais e à conscientização do movimento na dança contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26829Palavras-chave:
Dança, Corporeidade, Autoconhecimento, Inclusão, Terapias e Práticas somáticas.Resumo
Resumo
O seguinte ensaio nos conta como Angel Vianna, bailarina, coreógrafa, pesquisadora e mestra da dança aprofunda seu conhecimento na arte a partir do entendimento da necessidade de um corpo mais sensível a sua organicidade e singularidade expressiva, e como este processo dá contorno a sua prática pedagógica que começa nos anos de 1950 com a parceria de seu companheiro de vida e de arte Klauss Vianna, atravessa os anos de 1970 com o acontecimento da expressão corporal e chega até os dias atuais com as interdisciplinaridades das diversas práticas somáticas. Neste sentido o texto ressalta que todo deslocamento feito por Angel para alinhar sua filosofia de vida a sua prática artística está apoiada na dança e como a partir deste entendimento ela contribui para uma maior consciência crítica e estética no campo da criação da dança contemporânea brasileira.
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