A imaginação corporal, espacial e de movimento informando a criação em dança inspirada pela arquitetura de Zaha Hadid
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26584Palavras-chave:
Dança, Arquitetura, Coreografia, Processo Criativo, Prática como PesquisaResumo
Este artigo se concentra em como osconceitos de imaginação espacial, imaginação corporal e imaginação de movimento, cruzando os autores Rudolf Laban, Gaston Bachelard e Maxine Sheets-Johnstone, informaram o processo de criação da pesquisa em dança Contraespaço, componente central da coreotese do doutorado em Artes Cênicas do autor. A coreotese tevecomo ponto de partida e inspiração a obra da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid. A pesquisa seguiu as abordagens metodológicas da Prática como Pesquisa e da Pesquisa Guiada pela Prática, assumindo o corpo dançante criativo no espaço como motor e ponto de confluência de relações transversais entreos Estudos Coreológicos (Laban e autores relacionados), estudos da dança, arquitetura, filosofiae artes visuais. No texto são relatadas as relações tecidas entre a obra de Hadid e a criação em dança do autore entre dança e arquitetura, são expostas astramações teóricas para trabalhar com a imaginação espacial, corporal e de movimentoe é descrito o processamento de Contraespaçoe as potencialidades surgidas para o desenvolvimento e desdobramento de outros trabalhos de dança.Downloads
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Publicado
2018-12-26
Como Citar
Lacerda, C. M. C. L. (2018). A imaginação corporal, espacial e de movimento informando a criação em dança inspirada pela arquitetura de Zaha Hadid. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26584
Edição
Seção
REPERTÓRIO LIVRE
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