Ressonâncias das primeiras experiências com arte teatral de licenciandos em Teatro na constituição docente

Autores

  • Leomar Peruzzo UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU- FURB
  • Caroline Carvalho UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU-FURB
  • Carla Carvalho UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU-FURB

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.26556

Palavras-chave:

Teatro, Artes Cênicas, Docência, Experiência.

Resumo

RESUMO: Este estudo buscou compreender como as primeiras experiências com arte teatral reverberaram na constituição docente em teatro em um curso de Licenciatura em Teatro de uma universidade do Sul do Brasil. A problemática estabelecida está conectada às narrativas das primeiras experiências em arte teatral no percurso formativo de licenciandos em Teatro. Dessa forma, a questão norteadora consistiu em: Quais as primeiras experiências estéticas em arte teatral e suas ressonâncias na docência em Teatro? As discussões apoiam-se em Larrosa (2016), Passeggi (2011), Hartmann (2014), Zanella e Peres (2013), Josso (2007, 2012) e na Pesquisa Educacional Baseada em Arte – PEBA (DIAS; IRWIN, 2013; OLIVEIRA, 2013; CARVALHO; IMMIANOVSKI, 2017). Com este estudo, reflete-se em torno das questões que influenciam a constituição docente em Teatro e as possíveis conexões com as primeiras experiências com arte da cena nesse percurso. Os apontamentos e as constatações são suporte para pensar na docência em teatro.

Palavras-chave: Dramaturgia. Experiência. Constituição docente em Teatro. PEBA. Teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar Peruzzo, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU- FURB

Bacharel em Teatro; Licenciado em Artes Visuais (FURB). Especialista em Arte na Educação INfantil e Anos Iniciais (IPGEX) e em Gênero e Diversidade na Escola (UFPR). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE - FURB. Bolsista CAPES 2017-2019. Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Estétca na Educação. Professor de Dramaturgia do Departamento de Artes no Centro de Ciências da Educação Artes e Letras - FURB. Ator de Teatro e Artista Visual. 

Caroline Carvalho, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU-FURB

Graduada em Artes Cênicas pela FURB, tendo realizado Bacharelado e Licenciatura. Mestre em Educação com pesquisa nas áreas de Teatro e Literatura Infantil. Docente em nível de especialização nas disciplinas de Literatura Infantil e Contação de Histórias, Linguagem Corporal e Oficinas de Teatro. Docente na FURB nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Teatro, Metodologia do Ensino de Arte, Estágio em Teatro e Semiótica.

Carla Carvalho, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU-FURB

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte na educação, curriculo, artes visuais e formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Peruzzo, L., Carvalho, C., & Carvalho, C. (2019). Ressonâncias das primeiras experiências com arte teatral de licenciandos em Teatro na constituição docente. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.26556

Edição

Seção

EM FOCO