Alquimia sonora feminina: cantos e danças com tambores xamânicos

Autores

  • Janaina Trasel Martins Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25059

Palavras-chave:

pedagogia vocal, ritmo, mulheres, consciência corporal

Resumo

O propósito desse artigo é o de apresentar os princípios pedagógicos que norteiam as "Rodas femininas de cantos e danças com tambores xamânicos" desenvolvidas através do projeto de extensão "Cantos de Gaia: alquimias sonoras", vinculado ao Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz. Esse projeto desenvolve estudos na área da voz e do gênero feminino. Na roda vocal feminina o tambor é utilizado como um instrumento para, através do ritmo, trabalhar a ampliação da consciência corpórea da mulher. As inspirações teóricas para o estudo do ritmo advêm das áreas das artes, da música, das terapias sonoras, da musicoterapia. As práticas rítmicas com o tambor interligam corpo e voz, canto e dança, música e consciência, arte e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Trasel Martins, Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora do Curso de Graduação em Artes Cênicas, Departamento de Artes, da Universidade Federal de Santa Catarina. Fonoaudióloga, Mestre em Teatro, Doutora em Artes Cênicas.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Martins, J. T. (2018). Alquimia sonora feminina: cantos e danças com tambores xamânicos. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25059

Edição

Seção

EM FOCO