Alquimia sonora feminina: cantos e danças com tambores xamânicos
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25059Palavras-chave:
pedagogia vocal, ritmo, mulheres, consciência corporalResumo
O propósito desse artigo é o de apresentar os princípios pedagógicos que norteiam as "Rodas femininas de cantos e danças com tambores xamânicos" desenvolvidas através do projeto de extensão "Cantos de Gaia: alquimias sonoras", vinculado ao Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz. Esse projeto desenvolve estudos na área da voz e do gênero feminino. Na roda vocal feminina o tambor é utilizado como um instrumento para, através do ritmo, trabalhar a ampliação da consciência corpórea da mulher. As inspirações teóricas para o estudo do ritmo advêm das áreas das artes, da música, das terapias sonoras, da musicoterapia. As práticas rítmicas com o tambor interligam corpo e voz, canto e dança, música e consciência, arte e saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.