Afetividade em disciplinas voltadas para a voz

Autores

  • Lara Barbosa Couto Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25052

Palavras-chave:

Desenvolvimento da voz. Afetividade. Educação. Procedimentos. Coesão

Resumo

A partir do entendimento do estudo da voz como caminho de percepção de si e do outro, é possível considerar estratégias para o desenvolvimento de procedimentos que reforcem a qualidade da experiência relacional. Desenvolver a voz num sentido mais amplo, que abarca não apenas a exploração de recursos internos e criativos, mas também a inserção crítica do sujeito dentro do seu coletivo. A ideia se vincula a práticas que visam estabelecer relações baseadas no respeito e confiança mútua, sustentar uma comunicação aberta e fomentar a aprendizagem através da troca de conhecimentos e habilidades. A discussão sobre o ensino da voz em cursos de licenciatura se deve ao fato de que, com eles, a experiência suscita reflexões a respeito de suas próprias experiências docentes e sobre a relação entre educação e afetividade. Pensar a afetividade dentro da sala de aula estimula ações e atitudes positivas em relação ao grupo, comportamentos que contribuem para aumentar a coesão grupal, a diminuir a evasão e aumentar a assiduidade.  

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Biografia do Autor

Lara Barbosa Couto, Universidade Vila Velha

Atriz, pesquisadora e professora. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Professora do Curso de Artes Cênicas Universidade Vila Velha. Formada em Interpretação Teatral (Bacharelado) pela Escola de Teatro da UFBA. Coordena o Núcleo de Investigação em Teatro Colaborativo na Universidade Vila Velha.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Couto, L. B. (2018). Afetividade em disciplinas voltadas para a voz. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25052

Edição

Seção

EM FOCO