<b>O corpo mediador: dança e mediação no museu</b><br />
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i28.25018Resumo
Resumo:
De um simples piscar de olhos a um pulo, a dança traz ao ser humano novos meios de conectar-se consigo e com o espaço a sua volta. Este artigo é um estudo sobre as relações da mediação com dança em comparação aos processos do site specific e performance, como produtos indiretos da experiência mediativa. Recorte da pesquisa de mestrado Proibido tocar, permitido dançar: dança e mediação no museu de arte contemporânea, que submete um grupo heterogêneo de pessoas a vivências de dança e, posteriormente, ao diálogo sobre a obra de arte no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: Dança. Performance. Site specific. Mediação.
MEDIATOR BODY: DANCE AND MEDIATION IN THE MUSEUM
Abstract:
From a simple blink of eyes to an action of jumping, the dance provides to the human being new connections with himself and with the space around him. This article is a study about the relation among the mediation with dance, ‘site specific’ process and performance as indirect products from the mediation experience. Part of the Masters’ project “Do not touch. Dance, though. Dance and mediation in the Contemporary Museum”, the project put a heterogeneous group into living mediations that combine dance improvisations as a way to talk about contemporary art.
Keywords: Dance. Performance. Site specific. Mediation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.