<b>O corpo mediador: dança e mediação no museu</b><br />

Autores

  • Aila Regina da Silva Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, IHAC, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i28.25018

Resumo

Resumo: 

De um simples piscar de olhos a um pulo, a dança traz ao ser humano novos meios de conectar-se consigo e com o espaço a sua volta. Este artigo é um estudo sobre as relações da mediação com dança em comparação aos processos do site specific e performance, como produtos indiretos da experiência mediativa. Recorte da pesquisa de mestrado Proibido tocar, permitido dançar: dança e mediação no museu de arte contemporânea, que submete um grupo heterogêneo de pessoas a vivências de dança e, posteriormente, ao diálogo sobre a obra de arte no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave: Dança. Performance. Site specific. Mediação. 


MEDIATOR BODY: DANCE AND MEDIATION IN THE MUSEUM

Abstract: 

From a simple blink of eyes to an action of jumping, the dance provides to the human being new connections with himself and with the space around him. This article is a study about the relation among the mediation with dance, ‘site specific’ process and performance as indirect products from the mediation experience. Part of the Masters’ project “Do not touch. Dance, though. Dance and mediation in the Contemporary Museum”, the project put a heterogeneous group into living mediations that combine dance improvisations as a way to talk about contemporary art.

Keywords: Dance. Performance. Site specific. Mediation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aila Regina da Silva, Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, IHAC, Universidade Federal da Bahia

Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

da Silva, A. R. (2017). &lt;b&gt;O corpo mediador: dança e mediação no museu&lt;/b&gt;&lt;br /&gt;. Repertório, (28), 390–402. https://doi.org/10.9771/r.v0i28.25018

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE